Sob o sol de Serra Talhada
A coluna de Genésio Junior é publicada todos os domingos neste espaço
( Brasília-DF) A Semana Santa começou nesse ´Domingo de Ramos´ dando início a uma sétima fundamental para o chamado Mundo Ocidental. Durante os sete dias da estada de Jesus Cristo naquela Jerusalém, pudemos observar que quase tudo entre o Céu e a Terra se deu naqueles dias: os sete pecados capitais (inveja, gula, orgulho, cobiça, luxúria, ira, preguiça), além é, claro, o poder.
Nesta segunda-feira, a Presidenta Dilma Rousseff, que segundo as últimas pesquisas(Datafolha e Ibope) se reelegeria, hoje, com folga à reeleição – se encontrará com o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que é visto como fundamental no processo eleitoral de 2014 por estar cada vez mais possível imaginar sua candidatura ao Palácio do Planalto.
Trocarão sob o sol da histórica Serra Talhada, em pleno Agreste Nordestino, beijos da negação ou da traição.
Dilma chega a Pernambuco, cada vez mais com cara de região mais importante do Nordeste - cheia de si com as novas pesquisas, vendo Campos crescendo 50%, apesar de ainda pouco relevante no cenário aferido – nas avaliações, assim como tendo que ouvir os ecos da declaração do Presidente do PSB de que José Serra é melhor que muita gente na base que sustenta os governos do PT. A Presidenta visita o Nordeste pronta (ou quase!?) para lançar novas medidas para atender o povo de todo o Semiárido com a iminência de termos uma “ seca dentro da seca”. Dilma encara um bicho que aparentemente domina. Campos está sendo provocado a assumir que tem deve decolar. A razão aponta que ainda não é momento. Dilma sabe que ele reconhece seus limites.
Para completar, e dar o limite ao fio da navalha (velho mais bom!), é que analistas econômicos de importantes consultorias nacionais e internacionais já suspiram que ao final deste primeiro trimestre teremos um crescimento de 1% do PIB. Isto importa dizer que poderemos, ao final dos próximos três trimestres, chegarmos a 4% de crescimento no ano. Todos sabem, quem acompanha o giro econômico, que no primeiro semestre o país pega no tranco e avança mais na segunda parte do ano. Como as pesquisas andam apontando, também, um otimismo pessoal, poderemos ter mais.
É verdade que a Política parece andar mais rápido este ano. Uns acham ruim, outros não. Com os números aparecendo, mesmo com inflação e outros problemas, parece cada vez mais real que Lula estava certo em antecipar o jogo. Lula que já foi chamado de “ Sapo Barbudo” por Brizola fica cada vez mais com cara de “Bruxo de São Bernardo”.
Lula parece contar com o tempo e a razão para medir o tamanho do problema no Nordeste, mas terá que cuidar da questão regional. Se o Nordeste merece esperar, face ao “Fator Eduardo” , Lula tem que começar a ver o que se pode fazer no Rio e em Minas.
Não poderia deixar de lembrar que nesta semana teremos uma pauta nordestina importante, especialmente com a possibilidade de se votar o FPE e na Câmara teremos as questões do Dnocs avançando. Neste momento em que Dilma quer mais ação para cuidar do Semiárido nada melhor que resolver, de vez, esta questão da histórica autarquia nordestina.
Semana Santa: é bom lembrar aos pecadores que Jesus disse ao bom ladrão que ele iria se encontrar com ele no Paraíso!
Eis o mistério da fé.
Por Genésio Araújo Jr, é jornalista
e-mail: [email protected]