As razões de Lula e o Nordeste
A coluna de Genésio Araújo Jr é publicada todos os domingos, aqui
Publicado em
( Brasília-DF) O PT fez, está fazendo e fará intensas concessões neste ano de 2012 em nome de São Paulo, mas por conta de uma força que vem do Nordeste.
No evento de aniversário dos 32 anos do partido, que se deu na última sexta-feira,10, mas que vinha das últimas semanas, isto ficou flagrante, porém é certo que isso vai se repetir pelos próximos meses. Muitos dentro do partido reclamam, entredentes, deste movimento de recuo que tem relação direta com a força do ex-presidente Lula, o maior eleitor deste país.
Lula tem razão em fazer tal movimento. Ele vê bem à frente. Lula faz concessões para ter São Paulo com receio do que poderá vir do Nordeste.
As lideranças petistas nordestinas até que podem reclamar por terem tido de abdicar das escolhas recentes, como a eleição de José Guimarães(PT-CE) para liderança na Câmara, a perda da vice-presidência do Senado, com José Pimentel(PT-CE). Essas foram as mais notórias. Os petistas nordestinos, que avançaram muito com uma bancada grande vinda da Bahia, com 10 deputados, além da força da tendência “Mensagem ao Partido”, a que mais cresceu no partido e no Nordeste – queriam marcar território. Goste-se ou não de Guimarães, ele é mais orgânico e articulado que o paulistano Tatto, conhecido pela empáfia e não pela comoetência. Pimentel pode ser ruim de lead, mas tinha um compromisso para cobrar - digno, certo.
Lula faz o movimento correto em prol de São Paulo, pois sabe que esta é uma hora única. Escolheu um candidato com cara de tucano e alma petista. Escolheu quem pode manipular. Lula sabe que para eleger um Presidente da República se precisa necessariamente de maioria de votos e, historicamente, quem tem os votos do Nordeste(onde nasceu o Brasil!), Minas( o coração do Brasil!) e Rio de Janeiro( a alma brasileira) dá as cartas. Os votos do maior colégio eleitoral do país, São Paulo, vêm sendo divididos desde quando PT e PSDB – pendendo um pouco para lá ou cá, dependendo do poderoso da vez – passaram a dividir o poder.
O Nordeste tem um novo Vice Rei, agora, - Eduardo Campos. Ele, de fato, faz coisas sorrindo o que ACM fazia aos gritos. Já testemunhei seus feitos no estilo. Lula também sabe. Se de fato o PSB se unir aos mineiros com Aécio Neves, o PT terá um grande problema. Lula ao querer pegar São Paulo, renunciando noutros lugares, algo que o PT não sabe e não vem sabendo fazer, quer ter maior peso em São Paulo para tentar equilibrar o que poderia perder com um forte nome nordestino e um mineiro competente nos calcanhares de sua escolhida, Dilma - ou dele próprio.
Lula sabe das coisas, e olhe que ele anda pensando nos seus problemas físicos atuais! Diz-se que frente à sobrevivência, os seres humanos, até os mais sofisticados e culturais, são atávicos e se voltam a condição primeva. O primeiro passa a ser o Eu, depois o Eu, novamente.
Lula é um animal político e mesmo de frente com a hora da verdade preserva sua sobrevivência política e dos seus.
Se Lula vai vencer mais essa, a jogada paulistana, é outra história, mas que a hora é essa lá isso é!
Eis o mistério da fé.
Por Genésio Araújo Jr, é jornalista
e-mail: [email protected]