31 de julho de 2025

Quem pisca primeiro?!

A coluna de Genésio Araújo Jr é publicada todos os domingos, aqui

Publicado em

 

( Brasília-DF) Parece que está chegando a hora da verdade na administração política do Governo Dilma. Não tenho perfil de cassandra, pitonisa ou pretensão de Delfos mas os últimos acontecimentos apontam para momentos complexos tanto para a articulação política como da condução econômica da atual administração federal.
Vamos aos indícios. Nesta semana surgiram informações que apontam que a China começa a viver momentos difíceis em sua política econômica, tanto na macro como na micro economia. Eles começam a mudar sua política de juros, começam a socorrer os bancos locais e já refletem sobre sua política industrial aguerrida. A redução da liquidez na economia chinesa vai influenciar diretamente no Brasil. A China é nosso maior parceiro comercial e isso deve influenciar nas compras de nossas commodities.
A chegada do PSD no cenário político brasileiro não será plácida como parece a imagem de Gilberto Kassab. A formação de um novo bloco partidário com a presença do novo partido deverá gerar um verdadeiro estrondo político. Se o PSD é um novo PMDB ele deverá se movimentar para fazer força contra seu alter ego político, que no caso não é o Democratas de onde seus fundadores saíram. Isto vai mexer com PT e PMDB. 
Os políticos que foram humilhados, mas ainda estão vivos depois da faxina nos “maus feitos”, ganham sobre vida por conta do calendário da política brasileira. A proximidade das eleições de 2012 deu musculatura para gente do PR, especialmente. Os rancores dentro do PTB são flagrantes. Tem gente dentro do PMDB que está doida para aprontar.
No final da semana passada, a Presidenta Dilma levou uma saraivada de vaias em sua “ terra política”, Porto Alegre. Detalhe: governo petista no Palácio do Piratini e os “ inssuretos” eram da CUT, nada mais petista. A medida da insatisfação entre os petistas é grande. Recentemente, no lançamento do último livro de José Dirceu, estava ao lado de um ex-presidente dos Correios, João Henrique de Almeida Sousa, e o vi ser “puxado’ por um grupo de petistas ligados a empresa que queriam festejá-lo pela competência em administrar os movimentos paredistas – fez um longo downsizing de mais de 10 horas com os líderes grevistas e evitou problemas em sua época. “Eles ainda querem cobrar nossos dias, João!”, disse um líder petista dos correios, sem negar saudades dos anos com João Henrique.       
Esses e outros indícios podem virar provas do corpo de delito.  Os políticos têm razões que a razão desconhece, mas não rasgam nota de cem e sabem que se pode morrer muitas vezes e voltar à vida. Eles têm o senso de sobrevivência e não vão contra a maré ,impunemente. Se Dilma sobreviver à chegada da crise mundial que o faça antes de junho de 2012. Não custa lembrar que o treino para 2014 se dá em 2012. Os vitoriosos do ano que vem começam dando cartas no próximo jogo.
Os políticos estão ansiosos para ver se a coluna de Dilma não se curva ou se ela não sabe, mesmo, soletrar o verbo genuflexar. 
Nada contra a política, nada contra Dilma. Vamos apostar, também!?
Eis o mistério da fé.
Por Genésio Araújo Jr