31 de julho de 2025

Dilma, PSDB e Nordeste

A coluna de Genésio Junior é publicada todos os domingos

Publicado em

 

( Brasília-DF)     Saiu a mais nova pesquisa Ibope sobre desempenho do Governo Federal - é mais uma das ações da Confederação Nacional da Indústria, CNI. Divulgados na sexta-feira,1º de abril, os números são marcantes e históricos, na medida em que nesse fim de semana o PSDB fez um encontro de governadores, em Minas Gerais, onde ficou definido a criação de um Conselho Político que vai ajudar o partido, e porque não dizer as oposições, a lidar com suas responsabilidades e natural pretensão de voltar ao poder em 2014.
 
Dilma ficou um degrau acima de Lula, em popularidade, no mesmo período de Governo, se compararmos com a reeleição, aponta CNI-Ibope. É verdade que ela ainda está atrás de Lula, se compararmos com o ano de 2003. Dilma está com 61% de aprovação no Nordeste, mas no Centro Oeste ela chega a impressionantes 63%. Ela está bem no Sul, também acima da média nacional. 
 
O PSDB ao criar o Conselho Político tem a pretensão de funcionar como equilíbrio dentro de um partido marcadamente paulista e que deseja ser mais nacional, entrando forte na questão social e falando mais de perto ao povão, o pupulacho, o canelau. 
 
A pesquisa CNI-Ibope revela, segundo os especialistas, que houve um avanço da Presidenta onde ela teve insucessos, o Centro-Oeste e o Sul. Não por acaso essa classe média conservadora vive hoje o sucesso dos ganhos mundiais no aumento dos alimentos. Milho, soja e outros tantos estão com os preços em alta e ela fala em economizar nas transferências correntes para colocar em infraestrutura, onde essa gente vai ganhar mais ainda com sua redução nos custos. A classe média que não votou em Lula está impressionada com Dilma, mas o povão está sofrendo com o aumento dos preços. A volta do imposto inflacionário que se paga, entre outros momentos, com a indexação está maltratando a nova classe média. 
 
O PSDB fala em se aproximar dos movimentos populares. Nada melhor que enfrentar esta questão da inflação, da cesta básica de produtos de consumo médio. Se sabe que os preços continuarão assim até, ao menos, o fim do semestre. Os preços dos alimentos não tendem a diminuir. O PSDB tem uma oportunidade clara de encontrar um discurso. Este momento de Dilma, mantendo-se as dificuldades com os preços tende mudar, redução em sua popularidade, mesmo com aumento do Bolsa Família, é tida como certo. O encanto pequeno burguês em torno de Dilma está chegando ao limite. Os protocolares cem dias terminam nesta semana. Parece evidente que teremos algo de novo pela frente.
 
É emblemático para os presidentes quando o Nordeste deixa de ser o local do Brasil onde eles têm mais popularidade.    
 
Se a onda negativa permanecer até o ano que vem e o PSDB tiver alguma competência para administrar sua comunicação teremos dias interessantes pela frente. Não sei se para a população em geral, mas nós jornalistas teremos muitos e bons motivos para contar algumas histórias.
 
Eis o mistério da fé.
 
Por Genésio Araújo Jr , jornalista
 
e-mail: [email protected]