Basta Dilma não estragar o sonho de Lula!
A coluna de Genésio Araújo JR é publicada todos os domingos neste espaço
Publicado em
( Brasília-DF, 15/08/2010) O Brasil está mudando, mesmo!
Quando o PT ficou sem os seus grandes candidatos, aquela turma que tinha condições de representar o forte da organicidade do mais organizado dos partidos brasileiros depois da redemocratização, ficou todo mundo achando que tinha chegado o fim.
Lula conseguiu levar adiante um governo acima da média. O país cresceu como há tempos não se via. O desenvolvimento surgiu com a inegável movimentação entre as classes. Classe E passou a D e C passou a B. Minhas idas ao Nordeste evidenciavam isso. Nos locais distantes do lado nobre dos grandes centros víamos lojas se expandindo, aumentando o número de hipermercados. Eles não são feitos só para a classe média. A vida estava melhorando. A sensação era óbvia, mas ninguém imaginava que Lula pudesse se arriscar a lançar um poste para disputar a Presidência. No Brasil virou lugar comum que os grandes líderes não conseguiam transferir seus votos, seu eleitorado. A história recente estava aí para contar.
A verdade é que nunca achei que a candidatura de Dilma Rousseff fosse para valer. Depois constatei que era. mas parecia que Lula contava que ela fosse só alguma coisa para se lutar. Depois imaginei que ela até que teria condições de ir ao segundo turno. Hoje, estou convencido que Dilma é para valer. Ela poderá se eleger Presidente da República logo no primeiro domingo de outubro.
Na verdade Dilma Rousseff, pelo que se vê, chegou onde chegou por força do Governo Federal e não só por Lula, como pensam muitos Parece evidente que este crescimento que se deu no intervalo de meses entre sua desincompatibilização, em abril, e este início efetivo de campanha em que não pôde aparecer fortemente com a figura de Lula, dá-nos condições de avaliar que ela andou com suas do Governo Federal. Com Lula aparecendo ao seu lado na tevê, neste início de período eleitoral, ela voltará a ser rebocada pelo Presidente e não só o Governo.
A expectativa que se tem sobre o início da propaganda eleitoral, ou guia eleitoral como se diz noutros estados nordestinos, se dá face a uma dúvida: Lula vai entrar firme nisso ou vai deixar para mais tarde?! Há quem diga que sim outros alegam que ele vai deixar Dilma se mostrar mais. Acredito, pelas informações que tenho, que Lula vai ocupar mais espaço nos estados e deixar a sua candidata andar mais sozinha.
Durante o período da propaganda eleitoral as pessoas vão especular até que ponto vale à pena ficar com a candidata de Lula, que será, naturalmente, a preferida do eleitorado simpático ao Presidente e ao Governo como medem as pesquisas, repetidas.
Dilma vai ficar exposta, as pessoas vão lê-la pouco a pouco. Ela tem mais tempo para falar. Dizem que quem fala mais é quem mais se equivoca. O problema de Lula é se Dilma vai parecer legítima. Parece que basta pedir que Dilma não estrague o sonho de Lula.
Eis o mistério da fé.
Por Genésio Araújo Junior
jornalista