31 de julho de 2025

Presidenciáveis, bom humor e algo mais.

A coluna de Genésio Junior é publicada todos os domingos

Publicado em

 

( Brasília-DF, 08/08/2010) É bem provável que o leitor de hoje não tenha visto na Rede Bandeirantes de rádio e tevê o debate entre os presidenciáveis da última quinta-feira.
 
Pois bem, não fique se achando o último dos homens ou das mulheres. Há indicativos que não mais que 5% dos televisores brasileiros estariam ligados no horário do evento para ver os possíveis homens e mulheres que vão comandar o Brasil a partir de 1º de janeiro de 2011.  Posso lhes dizer, sem medo de errar ou de ser leviano, que vocês não perderam grande coisa, mas, certamente, vocês gostariam de saber quem levou a melhor e o que nisso poderá importar para a sua vida quando as eleições de fato chegarem no pé e não pudermos mais fugir delas?!  
 
Vocês deverão se assustar, pois o melhor deles, se insistíssemos em dizer sobre um teríamos que nos contentar com o doce velhinho radical Plínio de Arruda Sampaio, do Psol. Um homem de 80 anos que parece um jovem de menos de 20.  Há quem diga que quem não foi comuna antes dos 21 e quem não deixou de sê-lo após os 30 não merece respeito(sic).  Há quem diga que isso é obra do fino humor reacionário de Roberto Campos, ou de Delfim Neto, porém pela genialidade dos dois é arriscado dizer que a frase não é boa. É certo que Doutor Plínio não leva, mas para você que não dá muita bola para isso tudo, certamente iria se encantar com o seu bom humor. Dizem que bom humor é tudo. Os outros candidatos, Serra, Dilma e Marina, são uns chatos, parece que riem em piadas, pois é de bom tom.
 
O que é o bom humor senão a constatação de que o lúdico está acima do tudo. Bom humor é ter convicção de que se entende a condição de finito, errôneo, mera criatura. Ter bom humor não combina muito com os extremamente racionais. Gente que acredita que a construção humana é capaz de tudo, algo divino na condição de tudo fazer e não na condição de bem compreender. Para ser Presidente da República é importante ter bom humor, sim! O Brasil adora o bom humor.  Quando a gente vê aquelas caras fechadas e donas de si a gente passa a entender porque dizem que o Presidente Lula morria de medo que o Aécio Neves vencesse Serra na disputa interna do PSDB!
 
No geral, passado o que se deu na quinta-feira fica evidente que a chatice é quem está vencendo. Existe uma sensação entre os meios políticos, e em geral, de que a candidata do Presidente Lula tem tudo para levar essa, mas, como gostamos de marcos, era decisivo que ela não fizesse muitas besteiras no encontro marcado pela Band. De fato, a ex-ministra estava nervosa e deu suas rateadas, porém nada absolutamente comprometedor.
 
A candidata do PT tem o que comemorar, sim!  Num momento como este em que ele parece estar bem colocada antes do início do horário eleitoral, não poderia ter sido melhor o que se deu!
  
Este Lula tem uma sorte!
 
Eis o mistério da fé.
 
Por  Genésio Araújo Junior, jornalista