31 de julho de 2025

Nordeste e o Senado.

Eleição de Renan Calheiros confirma tendência; Votação de Agripino é indicativo de que manobra final surtiu efeito

Publicado em

 

.

 

( Brasília-DF, 01/02/2007) A eleição do senador Renan Calheiros(PMDB-AL) para cumprir mais uma mandato à frente do comanda do Senado Federal ainda precisa ser melhor avaliada, porém além de confirmar uma tendência que em poucos momentos foi questionada, indica que a manobra final do PT para formar um blocão acabou por ajudá-lo.

 

Neste momento ninguém do PT quis confirmar, mas duas fontes do PMDB e uma do PTB, senadores novos e antigos, que preferiram não terem os nomes divulgados – estão convencidas de que a manobra do PT para formar um blocão de 25 senadores acabou por ajudar a eleger o senador Renan Calheiros para mais uma mandato como maior mandatário da chamada Câmara Alta.

 

O senador Renan Calheiros chegou ao Congresso e em seguida ao Senado dizendo que não gostaria de comentar sobre o Blocão. O senador Inácio Arruda foi outro que evitou falar sobre o arranjo. Parecia, a primeira hora, que ele temia o arranjo comandado pelos petistas que não incluía o PMDB, lembre-se. A Oposição se irritou e começou a se convencer que a aparente artimanha podeira fragilizá-los. Eles partiram para outra estratégia, buscar garantias de Renan Calheiros de que ele iria atender a proporcionalidade e não atender aos interesses do Blocão, que poderia ficar com três cargos na Mesa Diretora.

 

Renan Calheiros disse logo tanto questionado, em Plenário, por José Agripino como por ACM, que iria atender ao critério da proporcionalidade. Alguns acreditam que isso foi capital para o placar e não só para sua eleição. A Oposição contava com 35 ou 38 votos, segundo os mais otimistas. Acabou ficando com 28 votos. Há quem diga que o voto nulo teria sido do próprio Renan, pois o voto foi identificado, saegundo o senador Gilvan Borges( PMDB-AP), que cantou o voto. Na prática, o que fica evidente é que houve traição nos acordos apresentados pela Oposição.

 

FUTURO - Renan Calheiros vence uma disputa marcante para seu futuro político. Se Aldo Rebelo(PC do B-SP), será mais um alagoano que chega, e se mantém, no cume do Parlamento. Se Aldo vencer a força de Renan pode ser ainda maior.

 

( por Genésio Araújo Junior)