31 de julho de 2025
EUA x VENEZUELA

Donald Trump anuncia novo ataque a barco que que seria de “narcotraficantes” da Venezuela; "Fiquem avisados — se vocês estiverem transportando drogas que podem matar americanos, nós estamos caçando vocês!", disse em rede social

Veja mais

Por Política Real com agências
Publicado em
Donald Trump anuncia ação dos EUA no Caribe Foto: X reprodução

Com agências

(Brasília-DF, 15/09/2025). Nesta segunda-feira, 15, no final do dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (15/9) que as Forças Armadas americanas realizaram um segundo ataque a uma embarcação que teria partido da Venezuela levando drogas para os EUA.

Segundo Trump, a operação resultou na morte de três homens e nenhum militar americano ficou ferido durante o ataque.

A ação foi anunciada pelo americano na sua rede social Truth Social e a mensagem foi reproduzida na conta oficial da Casa Branca no X (antigo Twitter).

Minutos depois, o perfil da Casa Branca no X postou um vídeo que seria da embarcação explodindo em alto mar após ser atingida por um projétil americano.

"O ataque ocorreu enquanto esses narcoterroristas confirmados da Venezuela estavam em Águas Internacionais transportando narcóticos ilegais (UMA ARMA MORTAL ENVENENANDO AMERICANOS!) com destino aos EUA", escreveu Trump, na postagem em suas redes sociais.

"Fiquem avisados — se vocês estiverem transportando drogas que podem matar americanos, nós estamos caçando vocês!", completou o presidente dos EUA, em sua escrita característica com letras em caixa alta.

Um primeiro ataque contra um barco que teria partido da Venezuela levando drogas foi anunciado por Trump em 2 de setembro — na ocasião, o republicano anunciou a morte de 11 pessoas em decorrência da ação militar americana.

Mais cedo naquele dia, Trump havia declarado que o país continua recebendo muitos carregamentos de drogas e que "muitos deles vêm da Venezuela".

"Temos muitas drogas entrando em nosso país e chegando há muito tempo. E elas vinham da Venezuela e estavam vindo muito da Venezuela. Muitas coisas estão saindo da Venezuela", disse Trump, no início de setembro.

Desde o retorno de Trump à Casa Branca em janeiro, o governo americano classificou diversas organizações de tráfico de drogas e grupos criminosos no México e em outras partes da América Latina como organizações terroristas.

Entre elas, estão o Tren de Aragua e o Cartel de los Soles, grupo que as autoridades americanas alegam ser comandado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro e outros altos funcionários do governo, alguns oriundos das Forças Armadas ou dos serviços de inteligência do país. O governo venezuelano nega.

( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Política Real)