31 de julho de 2025

Piauí.

PMT concluí obras de reforma do prédio do Troca-Troca; Local é uma referência histórica do centro de Teresina.

Publicado em

( Brasília-DF, 24/01/2007)   A Prefeitura de Teresina concluiu as obras de reforma e restauração do prédio do Troca-Troca, um dos principais pontos turísticos da capital. Os trabalhos de padronização das bancas encerram dentro de 60 dias, deixando a feira pronta para ser reinaugurada.

Os serviços incluíram a troca do piso de concreto bruto por granilite – espécie de concreto polido e encerado – e a recuperação de toda a instalação elétrica e dos banheiros.

Principal motivo de reclamação por parte dos feirantes ao poder público municipal, o teto recebeu tratamento especial. “É que quando chovia tudo que estava embaixo ficava completamente molhado. Parecia nem haver um teto”, explica Assis Machado, presidente da Associação dos Feirantes do Troca-Troca.

Para resolver o problema, a Prefeitura providenciou a impermeabilização do teto. “Esse serviço vai evitar as goteiras”, garante Weldon Alves, gerente de Obras e Serviços da SDU Centro Norte – Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente das Zonas Centro e Norte da capital.

Padronização das bancas

Ao visitar o Troca-Troca, no início de janeiro, o prefeito Sílvio Mendes propôs aos feirantes um financiamento, através do Banco Popular de Teresina, destinado à padronização das bancas e para capital de giro.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Ferreira, informou que a abertura do crédito beneficia aos 130 feirantes do Troca-Troca e que, neste momento, os vendedores estão sendo cadastrados.

Segundo a arquiteta Danielly Bezerra, da Secretaria Municipal de Planejamento, as bancas de madeira – muitas vezes, arranjos pobres de péssima aparência – começarão a ser substituídas, a partir desta semana, por bancas em estrutura metálica com tampos em fórmica com três gavetas e um armário grande, cada uma.

“As novas bancas darão um melhor visual à nossa feira e isso contribui para o bem-estar de quem trabalha aqui, o que aumenta o interesse das pessoas, inclusive os turistas, em nos visitar, melhorando as nossas vendas”, diz Assis Machado. Ele informa que o dinheiro para capital de giro vai dar um forte impulso aos negócios dos feirantes, servindo para aquisição de mais produtos. “Isso é muito bom, porque dificilmente alguém que visita o Troca-Troca sai de lá sem levar algum produto.

 

 

 

 

( da redação com informações de assessoria)