Piauí
Wellington Dias anuncia que dará prioridade a educação no segundo mandato; Ele não deu posse ao novo secretariado.
(Brasília-DF, 01/01/2007) “A palavra de ordem é o empreendedorismo. É preciso acreditar que o desenvolvimento é possível e que a qualidade de vida é um projeto para todos”, destacou Wellington Dias ao ser empossado para o segundo mandato de governador para o quadriênio 2007/2010 nesta segunda-feira, 1°, às 10 horas, no Palácio do Karnak. A solenidade foi prestigiada por representantes dos três poderes, movimentos populares, igrejas, auxiliares, familiares e crianças do Projeto Cravo que após as honras militares, recepcionaram o governador com uma embolada.
O governador destacou a satisfação de, pela segunda vez, assumir o mandato tendo como parceiro o presidente da República. “Eu e o presidente Lula temos o mesmo projeto. Agora mais que no primeiro mandato estaremos priorizando a educação desde a alfabetização até o ensino superior. O Piauí vai mudar para melhor e que sejamos dignos dessa missão”, pontuou o governador Wellington Dias.
O vice-governador Wilson Martins que também tomou posse destacou a experiência de ter percorrido todo o Piauí junto ao governador e do compromisso que assume. “Quero dividir não somente o bônus mas também as responsabilidades. Das 6 horas às 9 horas vou conciliar o mandato com a profissão de médico e das 9 horas à meia-noite estarei à disposição do governador".
O ex vice-governador Osmar Júnior agradeceu aos piauienses a oportunidade de ter ocupado o cargo por duas vezes e falou da nova jornada agora como deputado federal. “A partir de 1º de fevereiro assumirei novas funções na vida pública. Estarei em Brasília como deputado e acredito que o grande desafio é o desenvolvimento e a distribuição de renda”, disse Osmar Júnior ao passar o cargo para Wilson Martins.
Durante o pronunciamento de posse, Wilson Martins relatou a experiência de um dos personagens que encontrou em suas andanças pelo interior do Estado. “Descendente de escravos, seu “Preto” mora no assentamento Marabaia, entre Oeiras e Floriano. Ele sempre morou e trabalhou nas terras dos outros e ao receber o titulo da terra disse que embora a princesa Isabel tenha decretado a abolição há anos, somente agora ele vive a liberdade plena ao conquistar um pedaço de terra com água, energia e um projeto produtivo”, trago essa história concreta para lembrar o verdadeiro sentido de um mandato, destacou.
Na ocasião, o governador Wellington Dias anunciou a recondução de Regina Sousa para a Secretaria de Administração e nomeou simbolicamente como secretário de Governo Merlong Solano, em nome de todos os outros secretários que permanecem até que seja anunciado o novo secretariado.
Para a educadora Maria das Graças Silva Rocha, as expectativas para esse segundo mandato do governador é que seja melhor que o primeiro. “O primeiro, correspondeu às nossas expectativas. A vida dos servidores melhorou com o plano de cargos, carreiras e salários. No meu caso, por exemplo, meu salário subiu de R$ 300 para R$ 620”, comemora a professora que trabalha com as crianças do Projeto Cravo.
Movimentos sociais destacam inclusão das minorias
A coordenadora das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Piauí, Maria Rosalina dos Santos, do município de Queimada Nova da comunidade Tapuiu, destacou a abertura que o primeiro mandato do governador Wellington Dias proporcionou aos movimentos sociais. Ela faz parte de uma das 136 comunidades quilombolas do Estado.
“Percebe-se que no primeiro mandato do governador Wellington Dias ele trabalhou a abertura que dá oportunidade às minorias. O movimento das Comunidades Negras Quilombolas, por exemplo, teve inicio nos anos 1980, mas nunca tivemos a oportunidade que estamos tendo agora no governo Wellington Dias”, destaca.
De acordo com Rosalina dos Santos isso tem permitido parcerias fundamentais para o desenvolvimento. “Conseguimos parcerias com vários órgãos do Governo, em especial com o Emater, tanto para capacitação profissional quanto para inclusão nos programas sociais em nossas comunidades. Agora, a expectativa é que nesse segundo mandato ele dê continuidade a esse trabalho”, disse.
( da redação com informações de assessoria)