Ceará.
Assembléia do Estado debateu a instalação da Siderúrgica Ceará Steel; Dilma Roussef e José Sérgio Gabrielli não foram e nem mandaram representante ao encontro.
( Brasília-DF, 04/12/2006) A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará realizou hoje , no Plenário 13 de Maio, audiência pública para discutir a implantação da Usina Siderúrgica Ceará Stell. O presidente da Mesa Diretora, deputado estadual Marcos Cals (PSDB), disse que o objetivo do debate era esclarecer a população sobre o tema, "atendendo aos seus anseios" e, ao mesmo tempo, reivindicar o contrato com a Petrobras. A ministra Dilma Roussef, chefe da Casa Civil, e o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli não compareceram à audiência e também não mandaram representantes.
"Queremos levar clareza à população. Não queremos fazer intrigas. Não é o nosso estilo, mas precisamos envolver representantes dos setores e continuar o diálogo. E caso o diálogo seja esgotado, aí seremos mais firmes", disse Marcos Cals, argumentando que o investimento de R$ 5,1 bilhões é importante para o Ceará. "O nosso poder de decisão é pequeno, mas o poder de pressão é enorme", destacou, defendendo a necessidade de esclarecimento. "Queremos saber a verdade e o que podemos fazer para ajudar", insistiu.
Participaram do debate, o vice-governador, Maia Júnior; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Régis Cavalcante, representando o governador Lúcio Alcântara; o secretário de Infra-estrutura do Estado, Luiz Eduardo Barbosa; os deputados federais Ariosto Holanda (PSB), Marcelo Teixeira (PSDB), José Linhares (PP) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB, 1); Inácio Arruda (PCdoB) e a deputada federal eleita, Gorete Pereira (PFL).
Também estavam presentes os deputados Chico Lopes (PCdoB), Nelson Martins, Artur Bruno e José Nobre Guimarães, todos do PT; Gilberto Rodrigues (PHS), Antonio Granja (PSB), Francini Guedes, João Jaime e Tânia Gurgel e Osmar Baquit, todos do PSDB; Ronaldo Martins e Carlomano Marques, ambos do (PMDB, 1); os deputados estaduais eleitos, Sérgio Aguiar (PSB, 1); Tomás Figueiredo Filho (PSDB), Júlio César (PSDB), e Washington Goes (PAN).
Participaram ainda da audiência, o procurador-geral adjunto do Estado, Raul Araújo Filho; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Pedro Alcântara Rego Lima; o presidente do Instituto de Pesquisa do Estado (Ipece), Marcos Holanda; o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, professor Jesualdo Pereira Farias; o presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), José Rego Filho: o diretor administrativo financeiro da Cegás, Jorge Otoch Júnior; e o diretor presidente da Ceará Portos, José Roberto Correa Serra.
( da redação com informações de assessoria)