31 de julho de 2025

Piauí.

Milhares de pessoas foram ao TJ-PI por conta do Dia Nacional da Conciliação.

Publicado em

( Brasília-DF, 08/12/2006)  "É o início de um novo tempo no Judiciário brasileiro. O tempo da pacificação". Com essas palavras, o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Luis Fortes do Rego abriu oficialmente as atividades do Dia Nacional da Conciliação no Piauí. Milhares de jurisdicionados vieram ao TJ-PI para tentar um acordo amigável em pequenos conflitos.

A programação foi aberta com rápida solenidade no auditório desembargador Luis Gonzaga Brandão de Carvalho. Além do Presidente do TJ-PI, participaram o desembargador Edvaldo Pereira de Moura, vice-Presidente e Coordenador Estadual do Movimento pela Conciliação, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Themístocles Filho, o Prefeito de Teresina, Silvio Mendes, o Presidente da AMAPI, juiz Sebastião Martins e o Presidente eleito da OAB-PI, Norberto Campelo e o atual dirigente da entidade, Álvaro Mota.

Na oportunidade, o desembargador Edvaldo Moura ressaltou que o Movimento pela Conciliação é permanente e busca amenizar um dos problemas do Judiciário brasileiro mais criticados pela sociedade: a morosidade. "É inaceitável que isso permaneça. A conciliação é um modo simples e ágil para resolver conflitos e cumpre o papel primordial do Direito, que proporcionar a paz social", acrescentou.

Para incentivar o sucesso da iniciativa não faltam incentivos. O Presidente da AMAPI, Sebastião Martins confirmou que a entidade vai premiar os campeões da Conciliação. O juiz ou conciliador que conseguir o maior número de acordos ganha uma passagem aérea ida e volta para Fortaleza com direito a acompanhante e um fim-de-semana na colônia dos magistrados do Ceará. O segundo colocado recebe prêmio similar para São Luis-MA e o tereceiro ganha um Código Civil Comentado.

O Prefeito Silvio Mendes surpreendeu e ao elogiar a iniciativa do Judiciário anunciou que a Prefeitura de Teresina vai premiar o conciliador ou o juiz mais efetivo com uma passagem aérea para qualquer lugar do Brasil, com direito a acompanhante. "É um apenas um singelo reconhecimento a esse elogiável esforço da Justiça de incentivar a paz social", disse o Prefeito.

Pelo menos 2 mil audiências foram marcadas para Teresina. Em Parnaíba serão cerca de 500 audiências. Em Picos foram listados 1.767 processos e em Floriano, aproximadamente 300 pequenos conflitos. As ações são de natureza cível, de família e originárias dos Juizados Especiais. Só na capital, foram treinadas 120 pessoas entre conciliadores e estagiários de Direito. "O resultado em números não é o mais importante e sim uma mudança de cultura da sociedade. Melhor que brigar é conciliar", finalizou o desembargador Edvaldo Moura.

 

 

( da redação com informações de assessoria)