31 de julho de 2025

Nordeste e o PMDB

Renan Calheiros comemora resultado de reunião do PMDB com presidente Lula; Presidência da Câmara e Senado ainda estão indefinidas.

Publicado em

(Brasília-DF, 22/11/2006) O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), declarou neste momento que está contente com o resultado conversa de hoje entre o Lula e o presidente de seu partido Michel Temer (SP). Após a reunião, Michel Temer anunciou que o PMDB será majoritariamente governista.

"O PMDB vai surpreender o país. A unanimidade é difícil, mas conseguimos um consenso no partido", declarou Renan Calheiros. Segundo o senador, Lula entregou um documento ao partido, com as principais políticas de governo e convidou o PMDB a ajudar na execução dos programas. "O PMDB vai atuar no governo mais na área programática, não podemos repetir a relação do passado, temos que qualificá-la", disse Calheiros.

O senador informou que não houve negociação de cargos no Ministério, apenas discussão de idéias e participação no âmbito de programas. Ao ser questionado se o PMDB pretende abrir mão da presidência da Câmara, como um acordo com o governo, Renan descartou a hipótese. "São questões distintas, não dá para misturar o Legislativo e o Executivo", argumentou.

Renan Calheiros não quis comentar como o PMDB vai se posicionar em relação a eleição da Câmara e do Senado. O senador acredita que o PMDB tem direito aos dois cargos e deve pleitear esse direito. Mas não divulgou quem serão os candidatos de seus partidos. "Não pode haver sesejo pessoal, se não vai gorar. Se houver disputa dentro do partido vai ser de chapas", disse.

(por Liana Gesteira)

 

 

 

 

Alagoas.

Cai diferença entre João Lyra e Vilela; Segundo pesquisa Gazeta de Alagoas /Gape, Collor estaria na frente de Lessa – A pesquisa foi divulgada por jornal da família Arnon de Melo.

( Brasília-DF, 18/09/2006) Mais uma pesquisa sobre a disputa majoritária em Alagoas foi divulgada neste fim de semana. Faltando exatamente duas semanas para as eleições a oitava pesquisa de intenção de votos para o governo do Estado, realizada pelo Instituto Gape e publicada no Gzewta de Alagoas, que pertence as Organizações Arnon de Melo do ex-presidente Collor de Melo – e divulgada na edição de domingo,17, verificou uma redução de quatro pontos porcentuais na diferença entre o líder, o deputado federal João Lyra (PTB), e o segundo colocado, o senador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Na pesquisa feita nos dias 11 e 12 deste mês, quando foram entrevistados 1.067 eleitores, João Lyra obteve 44% das indicações e Vilela ficou com 32%. Na amostragem publicada pela Gazeta no domingo passado, o deputado aparecia com 46% da preferência do eleitorado alagoano, enquanto o senador tinha 30% das intenções.

Rejeição e número de indecisos oscilam - Na última aferição do Gape, verificou-se que o deputado federal João Lyra (PTB) manteve a liderança também quanto a rejeição do eleitorado. Nesse aspecto, o candidato registrou uma pequena oscilação entre as duas últimas pesquisas. Lyra tinha 22% de rejeição no fim de agosto, em seguida, obteve 31%. Nesta última amostragem, o índice de Lyra foi de 25%.O senador Teotonio Vilela Filho (PSDB) teve 15% da rejeição dos eleitores entrevistados pelo Gape nesta amostragem. Na última quinzena de agosto, o senador tinha 17% e, na semana passada, registrou índice de 22%. A professora Lenilda Lima (PT) ficou com 6% da rejeição nesta pesquisa, uma redução de cinco pontos porcentuais em relação à aferição anterior.

Aumenta vantagem de Collor sobre Lessa para o Senado - O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB) aumentou em dois pontos porcentuais sua vantagem em relação ao ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) na disputa pela única vaga em jogo para o Senado. De acordo com a última pesquisa do Instituto Gape, a segunda desde a entrada de Collor no cenário, o ex-presidente obteve 38% da intenção de voto entre os eleitores entrevistados em todo o Estado. Na semana passada, Collor aparecia com 36% das indicações. O ex-governador Ronaldo Lessa vinha caindo nas últimas aferições do Gape, mas manteve o mesmo índice registrado na semana passada, 32%.

Alckmin ultrapassa Heloísa em Alagoas - O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tomou a segunda colocação da senadora Heloísa Helena (P-SOL) nas pesquisas de intenção de voto em Alagoas para a Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, continua na liderança, mantendo a média de 50% da preferência do eleitorado alagoano. Na oitava pesquisa feita pelo Instituto Gape, o candidato tucano teve um crescimento de quatro pontos porcentuais em relação à pesquisa da semana passada. Alckmin tinha 18% e passou para 22% das intenções de voto. No fim de agosto, o candidato aparecia com apenas 13% das indicações, o que aponta um crescimento de nove pontos em menos de um mês.

Veja os números:Governador: Lyra....44%

Lilela....32%

Lenilda..05%

Senador.

Collor de Melo...38%

Ronaldo Lessa....32%

Nonô................12%

Presidente.

Lula..............50%

Alckmin.........22%

Heloísa Hlena...18%

( da redação com informações da Cape e Gazeta da Alagoas)