31 de julho de 2025

Nordeste e o Congresso

Líderes não entram em acordo sobre votações no Congresso; Mudança na Lei de resolução de elaboração do orçamento e votação da LDO 2007 continua gerando polêmica.

Publicado em

 

(Brasília-DF, 10/10/2006) Os líderes se reuniram nesta tarde para discutir pauta de votação do Congresso, mas não chegaram a um acordo. Segundo o líder da minoria, Antonio Carlos Aleluia (PFL-BA), os líderes estavam concordando em votar a regulamentação de aumento dos servidores e o projeto de Resolução que modifica a tramitação e elaboração do orçamento. “O acordo estava fechado, inclusive com os líderes do PT e do governo, mas os donos da Comissão de Orçamento chegaram e exigiram a votação da LDO 2007”, contou Aleluia.

O deputado baiano afirma que há um pacto na Comissão de Orçamento para não mudar nada, por isso não querem votar resolução de mudança na Lei de tramitação e elaboração da peça orçamentária. Um dos pontos que pesa para esse comportamento, segundo Aleluia, é a diminuição na quantidade de parlamentares da Comissão. “ Os donos da Comissão de Orçamento não querem perder seu lugar”, declarou.

O líder do PT, Henrique Fontana (RS), entretanto, alega que o governo quer garantir a votação da LDO e não atrapalhar a aprovação da resolução de mudança do orçamento. Segundo o deputado, os membros da Comissão concordaram com a pauta, mas queriam incluir, além das outras matérias a votação da LDO. O líder da minoria diz que não existe consenso sobre LDO 2007, por isso não pode ser colocada em votação. “A LDO é política para o próximo ano, quem deve decidir é o presidente eleito”, alega José Carlos Aleluia.

 

 

(por Liana Gesteira)