Nordeste e CNI-Ibope.
Pesquisa aponta Lula com 50 por cento, Alckmin com 29 por cento e H.H com 9 por cento.
( Brasília-DF, 15/09/2006) A mais nova pesquisa CNI-Ibope, divulgada hoje de manhã pela Confederação Nacional da Indústria, não traz nada de novo, comparada com as últimas pesquisas divulgadas. Aponta para a possibilidade de vitória do presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro turno das eleições presidenciais.
Se a votação fosse hoje, Lula teria 50% das intenções de votos, Geraldo Alckmin (PSDB) 29%, Heloísa Helena (PSol), 9%, e os outros candidatos juntos somariam 3% das intenções de votos. Entre os entrevistados, 4% não souberam ou não opinaram e 5% votariam em branco ou nulo.
O candidato Lula subiu dois pontos percentuais em relação a julho, quando tinha 48% das intenções de voto. Geraldo Alckmin também ganhou dois pontos e passou de 27% para 29%. Heloisa Helena manteve os 9%.
De acordo com a pesquisa, Lula é o candidato favorito entre a população de menor escolaridade e de baixa renda. Se as eleições fossem hoje, 61% das pessoas que ganham até um salário mínimo e 61% dos eleitores que estudaram até a quarta série do ensino fundamental votariam em Lula.
A pesquisa também fez uma simulação de intenção de voto no segundo turno. Nesse caso, Lula ganharia as eleições com 53% dos votos. Geraldo Alckmin ficaria com 37% dos votos.
A pesquisa CNI-Ibope foi feita entre 9 e 11 de setembro com 2.002 eleitores em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 16982/20.
Dentro em pouco a Política Real disponibilizará mais informações, especialmente sobre o perfil desta pesquisa no Nordeste brasileiro.
( da redação com informações da CNI)