31 de julho de 2025

Bahia.

Paulo Souto caiu, mas ainda lidera e venceria no primeiro turno; Para o Senado, João Durval está na frente, Imbassahy estabilizou e Tourinho foi o destaque.

Publicado em

 

( Brasília-DF, 12/09/2006)   Se as eleições fossem hoje o governador-candidato Paulo Souto(PFL) seria reeleito no primeiro turno com 61,7% dos votos válidos. Souto caiu e Wagner subiu.

 

 

É o que aponta a pesquisa Ibope/TV Bahia, realizada entre os dias 8 e 10 de setembro e divulgada ontem à noite na TV Bahia. De acordo com o Ibope, Paulo Souto, que teriam 50% das intenções na pesquisa estimulada seguido do ex-ministro Jaques Wagner(PT) que teria 26%. Os demais candidatos somados chegam a 5% das intenções de votos, enquanto 9% dos entrevistados votarão em branco ou nulo e outros 10% não sabem ou não opinaram sobre em quem pretendem votar. Paulo Souto caiu dois pontos comparado com a investigação anterior, assim como o candidato do PT cresceu 10 pontos, antes ele estava com 16 %.

 

 

Desde o início da campanha eleitoral, em julho, todas as pesquisas apontam a vitória de Paulo Souto no primeiro turno. No intervalo de quatro semanas que separou os levantamentos atual e anterior feitos pelo Ibope, Souto manteve praticamente intacto o coeficiente de seu eleitorado, oscilando dois pontos percentuais para menos, porém dentro da margem de erro, que é de 3%.  “O resultado desta pesquisa é um eco do que estamos encontrando nas ruas de todos os lugares que temos ido durante esta campanha. Isso mostra também a satisfação da população que quer assegurar as conquistas que a Bahia vem obtendo nos últimos quatro anos”, avalia Paulo Souto.

 

 

SENADOR-  O líder na disputa ao Senado é o ex-governador João Durval, pai do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro.   O senador Rodolfo Tourinho(PFL), candidato à reeleição, porém, é destaque na pesquisa Ibope/TV Bahia, crescendo quatro vezes seu coeficiente com relação à pesquisa divulgada em 14 de agosto, saindo de 4% para 16%. Tourinho ocupa a terceira colocação nas intenções de voto.  O ex-governador João Durval oscilou positivamente de 27% para 29% e o ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy(PSDB) manteve os mesmos 24%.  Os demais candidatos a senador somam 5%

.

A pesquisa do Ibope mostra que a eleição para o Senado apresenta uma certa indefinição pois o número de eleitores indecisos está em 14% e os que pretendem votar em branco ou nulo somam 12%. A margem de erro do levantamento para o Senado é a mesma da pesquisa para governador, 3% para mais ou para menos. O Ibope ouviu 1.008 eleitores em 60 municípios baianos.  

 

 

( da redação com informações do Ibope, TV Bahia e assessorias)