31 de julho de 2025

Maranhão.

''Analfabetismo é epidemia'' diz Aderson; Ele foi entrevistado ontem à noite na TV dos Sarney.

Publicado em

( Brasília-DF, 13/09/2006)   O candidato a governador do Maranhão pelo PSDB, Aderson Lago disse ontem à noite que deseja combater o analfabetismo como quem combate uma epidemia. Ele foi o segundo entrevistado no JMTV 2ª edição, da TV Mirante, em sua segunda rodada de entrevista aos candidatos a governador do Estado.

 

 

- Uma das minhas metas é combater o analfabetismo como quem combate uma epidemia. Digo sempre que eu teria que encontrar um Oswaldo Cruz que combateu a febre amarela e que fizesse o mesmo com o analfabetismo. Acho que a gente liberta o cidadão o libertando do analfabetismo - afirmou.

 

 

Na educação, o tucano afirmou que pretende conciliar o calendário escolar da zona rural com o ciclo agrícola. Com esta mudança ele acredita que vai acabar com evasão escolar.

 

 

- Temos uma grande evasão escolar na zona rural porque as famílias precisam dos filhos no momento do plantio e da colheita. Com isso elas faltam as aulas e quando retornam não conseguem acompanhar o conteúdo. Com o calendário coincidindo com o ciclo da agricultura, ou seja, a época do plantio e da colheita seja exatamente a época das férias vamos conseguir combater a evasão - acredita.

 

 

Sobre os índices sociais do Maranhão, Aderson disse que combater a fome é um problema imediato e que vai revitalizar a agricultura dando ao homem do campo garantias, tais como: sementes, assistência técnica, financiamento, escoamento e comercialização.

 

 

- 85%% da produção provem da pequena agricultura, 15%% dos grandes projetos agrícolas. Temos aqui a soja. Ela é estimulada, mas, não deixa um centavo de imposto no Estado. Nós teríamos que fazer com que os produtores de soja industrializassem o produto aqui para agregar valor e deixar imposto - sugere.

 

 

Perguntado sobre o maior problema do serviço público, o canditato afirmou que é a corrupção que, para ele, não pode ser exterminada e sim deixada em níveis aceitáveis.

 

 

- Se conseguirmos reduzir a corrupção a níveis aceitáveis, porque não vamos conseguir acabar definitivamente com ela, acho que muito do dinheiro que vai para o ralo vai ser usado em favor da população - declara.

 

 

Aderson parafraseou Rui Barbosa em um de seus memoráveis discursos.

 

 

- De tanto ver triunfar as nulidades, eu acho que o eleitor vai votar em alguém que está preparado como eu - concluiu

 

 

Hoje,13 será a vez de Marcos Silva, candidato pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU).

 

 

( da redação com informações da TV Mirante)