31 de julho de 2025

Nordeste e Datafolha.

Na região, Lula teria 65 por cento das intenções de votos; Presidente é aprovado por 52 por cento e teria hoje 56 por cento dos votos válidos - Alckmin e Heloísa Helena ficaram estáveis.

Publicado em

( Brasília-DF, 23/08/2006) A primeira pesquisa Datafolha para presidente realizada após o início da exibição do horário eleitoral gratuito, no último dia 15, mostra os primeiros efeitos da propaganda na TV. No Nordeste, região onde o presidente-candidato demonstra grande força eleitoral a ponto de candidatos do PSDB e PFL se concederem apoio velado ou aberto evoluiu ainda mais. Agora o Presidente teria 65% das intenções de votos enquanto Alckmin teria 13% e Heloísa Helena teria 8 por cento.

 

O presidente, e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oscilou de 47% das intenções de voto na pesquisa realizada nos dias 7 e 8 de agosto, para 49% no levantamento realizado ontem e hoje. Se a eleição fosse realizada hoje, Lula seria eleito no primeiro turno, com 56% dos votos válidos, isto é, excluídos os votos nulos, em branco, e os eleitores que se declaram indecisos. A pesquisa também mostra que o governo do petista atinge aprovação recorde: Lula obtém a maior taxa de aprovação a um presidente desde que o Datafolha começou a fazer pesquisas nacionais de avaliação do governo Federal, em 1990, durante o governo de Fernando Collor de Mello.

 

O segundo colocado na disputa, Geraldo Alckmin (PSDB), também oscilou positivamente, de 24% para 25% das preferências. Já Heloísa Helena (PSOL) viu sua curva ascendente ser interrompida, e oscilou para baixo, de 12% para 11% .

 

Cristovam Buarque (PDT), mais uma vez, obtém 1% das intenções de voto. José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimenta (PCO), não atingem 1% das menções, como já ocorria no levantamento anterior. Pimenta teve sua candidatura indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas seu partido enviou recurso contra a decisão e, por isso, seu nome foi incluído no levantamento. Votariam em branco ou anulariam o voto 6% e se declaram indecisos 7% dos eleitores.

 

O Datafolha ouviu 6279 eleitores em 272 municípios do país, nos dias 21 e 22 de agosto. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

( da redação com informações do Datafolha)