Diplomacia dos EUA fala que Alexandre de Moraes é um violador de direitos humanos, que tem como alvo Bolsonaro e seus apoiadores
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 12/09/2025) Nesta sexta-feira, 12, o Governo dos Estados Unidos, no dia seguinte ao julgamento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal(STF) no caso da AP 2668, se manifestou falando de violação de direitos humanos.
O subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, afirmou que a decisão pela condenação de Jair Bolsonaro "representa um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes, violador de direitos humanos, que tem como alvo Bolsonaro e seus apoiadores".
Em sua conta oficial no X, Beattie escreveu que o governo americano está levando "este acontecimento sombrio com a máxima seriedade".
Da mesma forma, o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, afirmou, também no X, que seu país "condena o uso da lei como arma política".
"Como advogado, diplomata e amigo do Brasil, me dói ver o ministro Moraes desmantelar o Estado de direito no país e arrastar as relações entre nossas grandes nações para o ponto mais sombrio em dois séculos. Enquanto o Brasil deixar o destino dessa relação nas mãos do ministro Moraes, não vejo saída para esta crise."
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)