Maranhão.
Prefeita diz que se não votar em Roseana Sarney pode ser processada.
( Brasília-DF, 25/08/2006) A disputa política no estado do Maranhão sempre foi conhecida por ser muito acirrada. A imprensa no Estado tem por hábito se dividir entre os que apóiam e os que não apóiam o Grupo Sarney. A Política Real apurou que a disputa volta a se acirrar e agora o tema principal desta disputa não é mais as dúvidas que se colocam nas pesquisas eleitorais feitas no Estado. Dessa vez o tema é a chamada “compra de apoios através do uso do Estado”.
A agência apurou que ontem á tarde do alto de uma cadeira colocada à porta do comitê da coligação “O Povo no Poder”, em Bom Jesus das Selvas, a prefeita Maria Lira contou “ emocionada”, num comício improvisado, detalhes da pressão que sofrem as lideranças políticas que contrariam os interesses dos candidatos da família Sarney. Os prefeitos que não assumiram compromisso de apoiar a senadora Roseana Sarney Murad, revelou a prefeita, são ameaçados com processos no Poder Judiciário ou no Tribunal de Contas do Estado.
“Eu não posso deixar de registrar aqui a minha angústia, o meu pesar, a minha aflição, o meu clamor ao povo de Bom Jesus, do Maranhão, do Brasil e a essa caravana (do candidato Edson Vidigal) de saber a engenharia de uma parcela do poder que se coloca lá a fazer com que prefeitos do Maranhão, que foram eleitos com o voto do povo, tenham a sua legitimidade tirada para satisfazer o pedido de uma dúzia de pessoas na sorte do poder. Eles dizem que se aquela pessoa não votar com aquela figura vai então ser afastada, cassada por uma CPI ou qualquer que seja o nome”, acusou.
E prosseguiu: “Se essa pessoa estiver com um processo, seja qual for, tem que ir até lá e todos os processos são engavetados. Ela se livra de tudo. Tem um depósito de guardar crimes, de guardar violência no Maranhão, e esse grupo quer ganhar o poder para continuar deixando o povo na miséria.”
As revelações da prefeita Maria Lira repetem outros relatos iguais, mas foi a primeira vez nesta campanha eleitoral que o assunto foi revelado em discurso para a população.
Ela conclamou os eleitores de Bom Jesus a votarem em massa no candidato do PSB, o ex-ministro Edson Vidigal e nos candidatos ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembléia Legislativa do Maranhão dos partidos coligados a Vidigal.
Na avaliação da prefeita, a eleição de políticos comprometidos com as causas defendidas por Vidigal e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará sustentabilidade aos governos estadual e federal. Desta forma, conforme explicou, o presidente Lula deixará de ficar refém daqueles políticos que visam apenas interesses pessoais e não as causas do povo maranhense.
( da redação)