31 de julho de 2025

Nordeste e os Sanguessugas

Conselho de Ética encaminha relatórios da CPMI de volta para Mesa Diretora do Senado; A Mesa deve agora decidir sobre a instauração dos processos contra três senadores.

Publicado em

 (Brasília-DF, 23/08/2006) O Conselho de Ética do Senado se reuniu nesta manhã para discutir encaminhamento das denúncias feitas pela CPMI dos Sanguessugas contra Ney Suassua (PMDB-PB, Magno Malta (PL-ES) e Serys Slhessarenko (PT-MT). Ontem, o Conselho foi criticado por não fazer abertura de processos contra os indiciados. O presidente João Alberto Souza (PMDB-MA) designou apenas que fossem feitas apurações preliminares a partir das denúncias da CPMI.

 

 

 

 

O senador  Demóstenes Torres (PFL-GO) explicou que só é necessário fazer uma apuração preliminar no Conselho de Ética quando a denúncia não está embasada. Mas neste caso, a apuração já foi feita pela CPMI dos Sanguessugas e outros órgãos federais, reunindo indícios suficientes para avaliação de instauração ou não de um processo. A abertura de processo, entretanto só pode acontecer mediante representação da Mesa Diretora. O senador sugeriu que as denúncias sejam reenviadas a Mesa, para que decidam sobre a instauração dos três processos.

 

 

 

 

Os membros do Conselho concordaram com a sugestão do senador de Goiânia, aprovando por unanimidade que os autos retornem a Mesa que deve decidir sobre a representação de abertura de processos. O próximo passo agora é aguardar a decisão da Mesa, que deve ser convocada pelo presidente Renam Calheiros (PMDB-AL).

 

 

 

 

(por Liana Gesteira).