Nordeste e o Congresso
Mesa Diretora da Câmara enviou processos contra B. Sá (PSB-PI) e Domiciano Cabral (PSDB-PB) para Conselho de Ética.
(Brasília-DF, 17/08/2006) A mesa diretora da Câmara enviou ontem os processos contra os deputados B. Sá (PSB-PI) e Domiciano Cabral (PSDB-PB) para Conselho de Ética. A abertura dos processos foram aprovadas na semana passada, mas a Mesa ainda esperava algumas informações da Polícia Federal, antes de encaminhar ao Conselho. A Polícia Federal disse não ter mais nenhuma informação sobre os casos, que foram então enviados ao Conselho.
Os dois deputados foram investigados pela Corregedoria da Casa após denúncias de corrupção, levantadas a partir de escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal. O deputado B. Sá está sendo acusado de negociar propina com a construtora OAS, responsável por obras na barragem Poço de Marruá, do Piauí. E o deputado Dominiciano é suspeito de interceder negociação entre Ministério dos Transportes e a Construtora Cojuda, empresa dirigida pelo seu sogro, Julião Medeiros.
A partir de agora é responsabilidade do Conselho de Ética a implantação dos processos e indicação dos relatores do cada caso. Depois de instaurados os processos, os dois deputados não podem mais renunciar ao cargo e podem ficar oito anos sem poder concorrer a um novo mandato.