Nordeste e PMDB
Senador Renan Calheiros(AL) prefere o PMDB livre para coligar com quem quiser; Renan Calheiros fica na Presidência da República até o início da noite.
(Brasília-DF,04/05/2006) O senador Renan Calheiros(PMDB-AL) assumiu a Presidência da República face a ida do Presidente Lula a Puerto Igazú, na Argentina, por conta do encontro dos presidentes sul-americanos. Perguntado sobre a posição do PMDB em relação à eleição presidencial, Renan disse que o melhor para o partido é deixar de lançar candidato à Presidência e ficar livre para fazer alianças nos estados.
Dessa forma, segundo ele, o PMDB poderá fazer o maior número de governadores,deputados e senadores. Para decidir sobre a questão, o partido realiza convenção nacional no dia 13 de maio, no auditório Petrônio Portela, do Senado.
Em entrevista na Base Aérea de Brasília, logo após assumir a Presidência da República na manhã desta quinta-feira, 4, o presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que exercerá o cargo com a máxima discrição. "Nesta curtíssima interinidade, que muito me honra, vou cumprir o meu dever constitucional, com absoluta responsabilidade, mas com a máxima discrição", declarou. O 1º vice-presidente do Senado, Tião Viana(PT), ocupará interinamente a Presidência da Casa.
O Presidente Lula retornará ao Brasil no final da tarde e início da noite.
(da redação)