31 de julho de 2025
TENTATIVA DE GOLPE

REAÇÃO: Marco Rubio diz que Governo dos EUA dará resposta a condenação de Jair Bolsonaro; Donald Trump, aos jornalistas, disse surpreso com a condenação

Trump falou aos jornalistas antes de embarcar no seu helicóptero Marine One na Casa Branca.

Por Política Real com agências
Publicado em
Postagem original de Marco Rubio no X Foto: X

(Brasília-DF, 11/09/2025) No final da tarde desta quinta-feira, 11, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, comentou a condenação do ex-presidente  Jair Bolsonaro pela Primeira Turma do STF no caso da AP 2668 Núcleo,  e afirmou que o governo dos EUA dará "resposta à altura".

Em postagem no X, Rubio repetiu o presidente americano, Donald Trump, classificando o processo contra Bolsonaro de "caça às bruxas".

"As perseguições políticas pelo violador de direitos humanos e alvo de sanções Alexandre de Moraes continuam, enquanto ele e outros no Supremo Tribunal do Brasil decidiram injustamente prender o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos darão resposta à altura a essa caça às bruxas", afirmou Rubio.

Antes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perguntado pelos jornalistas sobre o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro condenado pela Supremo Corte do Brasil disse ter assistido ao julgamento.

Ele falou aos jornalistas antes de embarcar no seu helicóptero Marine One na Casa Branca.

Trump já havia se manifestado em defesa de Bolsonaro no passado. Ele também usou o que descreveu como uma "caça às bruxas" contra o brasileiro para justificar a imposição de tarifa de 50% contra produtos brasileiros e a determinação de sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Nesta quinta, um jornalista perguntou diretamente ao republicano se ele estaria considerando impor novas sanções diante da condenação.

Trump afirmou que estava surpreso com a notícia da condenação e que acreditava que Bolsonaro "era um bom presidente"

"Assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele era um bom presidente. É muito surpreendente que isso tenha acontecido", disse.

"É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram. Ele era um bom homem, e não vejo isso acontecendo."

( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)