Bahia
Governador Paulo Souto participa de reunião com presidente do Senado Renan Calheiros; Governador reclama da falta de investimento federal na Bahia.
(Brasília-DF, 12/04/2006)O governador da Bahia, Paulo Souto, está reunido neste momento com o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). O encontro está sendo realizado com uma comitiva de governadores que vieram pedir recursos necessários para ressarcir estados pelas perdas da Lei Kandir no Orçamento 2006.
"Os estados são responsáveis pelo bom desempenho da exportação, com saldos excessivos na balança comercial. Não é possível que assumam os custos sozinhos. O governo precisa dividir esta responsabilidade", declarou o governador criticando falta de recursos para compensar Lei Kandir.
Paulo Souto acredita que esta postura do governo vai além da Lei Kandir. "Eu vejo uma postura conceitual de enfraquecer os estados da federação", afirmou.
O governador diz ter convicção que a Bahia é desprezada pelo governo federal."A minha maior crítica é que os principais projetos de infra-estrutura no Nordeste estão deixando a Bahia de fora". Ele afirma que a Bahia tem a maior produção industrial, maior exportação, maior produção agrícola da região e não poderia ficar de fora dos projetos federais de infra-estrutura.