Bahia.
Evento cultural promete mostrar parte do inusitado cultural do Oeste Baiano ; A cidade de Angical ficou marcada por não ter recebido a Coluna Prestes Deputado Zezeu Ribeiro incentiva o evento e promete Gilberto Gil.
( Brasília-DF, 13/03/2006) Nem sempre o que acontece é. Nem sempre o que é acontece. Angical é uma cidade assim. A cidade incrustada no Oeste Baiano ficou conhecida nos meios culturais como um lugar onde a “Coluna Prestes” prometia passar mas não passou - independente da ausência dos moços de Prestes, acabou ficando marcada por esta ausência. Toda essa força que gerou um evento cultural na cidade na semana passada promete se repetir em Brasília, no próximo dia 21, com a presença sempre marcante do ministro Gilberto Gil.
HISTÓRIA - Angical seria uma das cidades de passagem da Coluna Prestes. Em homenagem a esse fato, o maestro Antonino do Espírito Santo compôs o hino “Avante Camaradas”, ensaiando a peça com a banda filarmônica de Angical durante um longo período.
A Coluna não apareceu na cidade. Um certo dia, as forças legalistas é que chegaram e com uma grande manifestação. Isso fez o maestro pensar que se tratava da presença da Coluna, daí deslocou toda a banda para saldar os visitantes, executando o hino “Avante Camaradas”. Após esta apresentação e dada a satisfação com que o comandante das tropas recebeu a “homenagem”, o hino passou a fazer parte do hinário do Exército Brasileiro.
Essa história é contada no filme “Avante Camaradas”, de Micheline Bondi e é o ponto de partida dos eventos idealizados e realizados pelo deputado federal Zezéu Ribeiro(PT-BA) e da ADESOL – Associação para o Desenvolvimento Social Integrado, com sede em Salvador. Os eventos contam também com apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Angical, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Fundação Cultural Exército Brasileiro.
As atividades pretendem fortalecer a diversidade cultural existente na cidade de Angical e no oeste da Bahia, nas áreas da música e do audiovisual, promovendo, assim, a afirmação da identidade local e regional. A repercussão em Brasília e Salvador reforça o âmbito do evento de Angical, contribuindo com esclarecimentos e comunicação, para o entendimento do processo de regionalização da cultura.
Em Brasília, o evento será realizado no Cine Brasília, no próximo dia 21,e contará com a apresentação da “Filarmônica Lira Angicalense”, o vídeo “Memória de Angical”, do cineasta Pola Ribeiro e uma discussão da política de interiorização, juventude e diversidade. O ministro Gilberto Gil, da Cultura, garantiu presença, segundo a assessoria do parlamentar baiano.
Semana passada – 09, quinta-feira - em Angical, o evento original reuniu mais de mil pessoas e contou a presença do Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti.