Orçamento e Nordeste
Comissão Mista de Orçamento conclui votação do relatório e Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte; Apesar da rejeição de quase todos os destaques apresentados, o relator Wasny de Roure (PT-DF) aumentou recursos dos projetos de Bancadas Estaduai
(Brasília-DF, 24/01/06) A Comissão Mista de Orçamento concluiu nesta tarde a votação do relatório de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte, aprovando o parecer do relator Wasny de Roure (PT-DF) sobre os 239 destaques apresentados. Apenas dois destaques foram aprovados pelo relator, e um deles prevê o valor de 200 mil reais para funcionamento de Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer no Rio Grande do Norte.
Os outros 237 destaques receberam parecer de rejeição, mas tiveram um aumento nos recursos nas emendas de Bancada de forma geral. “Não foi o ideal, mas creio que foi satisfatório o acordo feito com o relator”, declara o deputado Zé Rocha (PT-BA), coordenador da Bancada da Bahia. Segundo ele, o projeto de modernização e recuperação de infra-estrutura das instituições federais do ensino superior e de hospitais de ensino recebeu um aporte de 5 milhões de reais.
O deputado Bismarck Maia (PSDB-CE) também se satisfez com um aumento de cerca de 3 milhões de reais para os três projetos da Bancada do Ceará na área de Educação, Esporte e Ciência e Tecnologia. “O relator rejeitou os destaques, mas aumentou os recursos das três emendas apresentadas pela Bancada”, disse Bismarck.
A Comissão Mista de Orçamento conseguiu realizar ainda nesta tarde a leitura do relatório de Planejamento de Desenvolvimento Urbano, mas suspendeu a sessão na hora da votação do relatório de Trabalho, Previdência e Assistência Social. A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) ainda não entrou em acordo com o relator João Ribeiro (PL-TO) sobre os recursos do PETI transferidos para o Bolsa Família.
(por Liana Gesteira)