Bahia
Parlamentares pedem mais recursos para a Bahia na área de Educação; A Bancada da Bahia pediu destaque no relatório setorial de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte durante discussão nesta tarde.
(Brasília-DF, 17/01/2006) Durante discussão do relatório setorial de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte ocorrido nesta tarde, parlamentares da Bahia reivindicaram mais recursos para o Estado, principalmente na área de educação. “Hoje temos duas novas Universidades no Estado e precisamos de recursos para contemplar as três instituições da Bahia”, declarou Walter Pinheiro (PT-BA).
A Bancada da Bahia pediu o valor de 90 milhões de reais para Universidades Federais e foi contemplada apenas com 9 milhões, por isso houve pedido de destaque. O deputado João Leão (PP-BA) complementou a crítica do conterrâneo afirmando que o aumento de recursos é imprescindível para implantação de hospitais nas novas universidades.
O deputado Walter Pinheiro fez uma crítica ainda sobre a diminuição de recursos para Educação Profissional em 2006. “O presidente disse que em neste ano 35 centros de ensino profissional iam ser abertos. No fim do ano passado 4 cursos foram abertos com 10 milhões de reais. Com a redução no orçamento de 97 milhões de reais para área, cerca de 16 cursos vão deixar de ser implantados”, afirmou Walter Pinheiro.
Além disso, o deputado Cláudio Cajado (PFL-BA) repudiou a diferença dos valores destinados para as emendas das Comissões, com uma média de 10 milhões de reais para cada, e para as emendas de Bancada que receberam cerca de 4 milhões. “Tenho que discordar do entendimento de privilegiar emendas de Comissão em relação às emendas de Bancada”, afirmou o deputado.
O deputado Wasny de Roure (PT-DF), relator da área de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte, rebateu a crítica de diferença entre os valores de emendas das Comissões de Bancada. “Cerca de 56% dos recursos foram para emendas de Bancada e 43% para as Comissões”, declarou o relator. Mas o relator garantiu que vai se esforçar para conseguir mais recursos para a Bancada da Bahia.
(por Liana Gesteira)