Nordeste e Saneamento.
Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior poderá destinar R$ 500 milhões para fortalecer Fundo; Frente Parlamentar, Fórum da Reforma Urbana e Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental se reuniram nesta tarde.
( Brasília-DF, 22/11/2005) Organizado pelo deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA), coordenador adjunto da Bancada do Nordeste, que também é presidente da Frente Parlamentar da Reforma Urbana, realizou-se nesta tarde uma reunião dos parlamentares da Frente com o Fórum Nacional de Reforma Urbana e a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental.
A intenção do encontro era definir uma estratégia de ação para o ano que vem, pressionar pela votação do projeto de lei do Saneamento Básico, que está parado na Câmara Federal e definir emendas das Comissões para o setor. O ponto principal foi o compromisso dos deputados que fazem parte da Frente Parlamentar no sentido de propor que a Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior, CDUI, da Câmara dos Deputados, destine R$ 500 milhões para fortalecer o Fundo de Habitação de Interesse Social, que, pela proposta mandado pelo Governo no Orçamento, não satisfaria os movimentos sociais e populares.
O deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA) coordenou a reunião que acabou agradando aos representantes das entidades que fazem parte do Fórum e da FNSA, entre elas a Central dos Movimentos Populares, o Movimento Social de Luta por Moradia, a Ong Fase( que trabalha em associação com os movimentos), o Movimento de Defesa do Transporte Público, a FNAE( ligada aos funcionário da Caixa Econômica).
A Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental propôs uma oficina, em fevereiro, de um dia para discutir a plataforma de reforma urbana e a estratégia de atuação.
( da redação)