O referendo
O ministro Veloso, do STF, aquele para quem o Estado agora tem coração, está certo ao dizer que devia haver mais referendos no Brasil. É hora de submeter a consultas populares algumas das grandes aberrações que prostituem ou pretendem prostituir a nossa ordem jurídica. É preciso perguntar aos brasileiros se eles aceitam a reeleição do presidente da República, governadores e prefeitos; que bandido com anel no dedo tenha direito a prisão especial e que juiz só seja julgado por juiz quando comete crime. Ou se o país precisa de tribunais militares. O povo deve dizer se concorda com o apartheid criado com as cotas para negros nas escolas e empregos, com a imunidade parlamentar, com a contribuição previdenciária dos inativos, a redução da maioridade penal, o foro especial para autoridade corrupta e tantas outras questões da mais alta relevância. O fato é que na hora de castrar direitos e apequenar o cidadão o governo não pergunta a ninguém. Nem mesmo ao Congresso, que mantém submisso com mensalões, verbas, empregos e outros mimos. O ministro Veloso tem mesmo razão. O povo precisa ser consultado mais vezes. Principalmente agora que não confia no Executivo nem no Legislativo e tem fortes razões para também não confiar na Justiça, cuja suprema corte já não é mais aquela Brastemp de que tanto nos orgulhávamos os brasileiros e brasileiras.
Às armas
Os agentes de segurança da Câmara dos Deputados vão andar armados com revolveres. Pelo menos 100 deles já estão sendo treinados e avaliados psicologicamente para que logo possam exibir na cintura os treizotões que a Casa está comprando.
Assessoria ruim
Deve ser muito ruim a Assessoria de Comunicação Social do ministério dos Transportes, que emprega dezenas de pessoas, entre elas alguns dos bons profissionais do ramo no país. Do contrário o ministro não estaria contratando uma empresa privada ?especializada em assessoria de comunicação? para fazer o serviço dela, pelo qual o contribuinte já paga uma bolada.
Pechincha
Pela bagatela de R$ 1.675,00, menos de 70 dólares, ? esse é o lance mínimo inicial ? você pode se tornar dono de uma lancha ? a ?Sargento Neto? e um outro barco, o ?Chatão?, que a nossa sucateada Marinha vai vender como ferro velho num leilão, no próximo dia 10. Logo teremos 100%% da armada em condições de navegar.
Mais uma
Enquanto Lula torra milhões de dólares dos brasileiros na inútil busca por um lugar que não serve para nada no Conselho de Segurança da ONU, o Chile, sem gastar um centavo, emplaca um representante no Conselho de Deus, com a canonização pelo Papa Bento XVI do jesuíta Alberto Hurtado Cruchaga, o primeiro santo chileno. Par aumentar a inveja, o Chile tem dois prêmios Nobel. A Argentina idem.
Voltou
Caladinho, está de volta à Câmara Reinold Stephanes, aquele que foi ministro da Previdência de Collor e joga no time de Bresser Pereira, João Santana, Berzoini e outros que detestam servidor público e aposentado. Suplente pelo PMDB do Paraná, ele ? gordamente aposentado com 20 anos de serviço - herda o resto do mandato do deputado Paulo Rocha, que renunciou para não ser cassado por corrupção.
Munição
O Itamarati reforça o paiol onde guarda o seu arsenal de condecorações, gastando mais meio milhão de reais na confecção de novos estoques de medalhas das ordens do Cruzeiro do Sul e do Rio Branco para as próximas saraivadas de reluzentes comendas a serem desferidas pelo presidente Lula.
Data
O PMDB já marcou para o dia 5 de março do próximo ano a realização da prévia nacional que vai indicar o candidato do partido à presidência da República nas eleições de outubro..
Januário
A Câmara dos Deputados vai realizar sessão especial em homenagem à memória do ex-deputado Januário Feitosa, recentemente falecido. Em seus oito anos no Congresso, sem discursos ou projetos, ele foi um dos mais atuantes e produtivos e corretos integrantes da bancada cearense, garimpando recursos para os municípios carentes do estado e marcando com dignidade a sua passagem pela política.
Em casa
O Ministério Público do Trabalho abriu inquérito civil público contra a Policia Federal, que é acusada de contratar irregularmente servidores para a realização de trabalhos reservados aos seus próprio pessoal agentes, em detrimento dos candidatos aprovados em concurso, que não foram chamados ao serviço.
De quê?
De que serve ao país gastar 10 milhões de dólares para mandar um coronel brasileiro passear numa espaçonave russa, quando isso já ia ser feito de graça pela NASA, futuramente? Fosse ao menos para mandar o Severino, José Dirceu, Jader Barbalho etc, só de ida...É jogar dinheiro fora, como já faz o governo nessa paranóia de sentar o traseiro no Conselho de Segurança da ONU.
Aviso
A Policia Federal avisa: leve sua arma à campanha do desarmamento. Se ela não tiver registro, você entrega e fica preso em flagrante por porte ilegal, sem direito a fiança. O bandido entrega?
De novo
José Dirceu, Severino Cavalcante e Jáder Barbalho voltaram a ser amigos de infância, já que têm muito em comum, o principalmente o fato de continuarem a dar as cartas dentro do governo, nomeando e demitindo..
Saci
Amanhã, 31, é o ?Dia Nacional do Saci Pererê?, figura do nosso folclore que ficaria esquecida em algum tempo não fora o zelo do deputado Aldo Rebelo, autor do projeto de lei que lhe dedica a data, sem duvida um dos mais importantes temas de que se ocupou nos últimos os tempos o nosso Congresso Nacional.
Parece
O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) apresentou um projeto instituindo o 18 de fevereiro como o ?Dia do Yoga?, com ipslon. Aí seu colega Sérgio Miranda, simpático a uma dissidência dessa ?filosofia de práticas psicofísicas? revidou apresentando outro que cria o ?Dia do Ioga?, 22 de setembro. Salomonicamente, os dois foram aprovados. Parece piada.
Prejuízo
O furacão Wilma causou prejuízos de 9 bilhões de dólares na sua passagem pela Florida. Isso é menos de uma terça parte do que os figurões corruptos mandaram para a contas no exterior no chamado escândalo do Banestado, devidamente abafada pela ação do governo no Congresso, sob o argumento de que pegar ladrão importante tornaria o país ingovernável.
No ar
O Superior Tribunal de Justiça criou a ?Revista On Line do STJ?, um excelente informativo sobre as atividades daquela corte, dirigido pelo competente jornalista Luiz Adolfo Pinheiro.
Sem a toga
O Brasil perdeu mais uma. O jurista Francisco Rezek, que foi ministro do Supremo e chanceler de Collor, arruma as malas. Está de volta, sem a toga, depois de nove anos como membro da Corte Internacional de Justiça em Haia. Não conseguiu eleger-se para mais um mandato. .
História preservada
O ministério da Cultura aprovou o projeto de organização e disponibilização do precioso acervo documental do Instituto do Ceará, um trabalho que vai custar em torno de R$ 250 mil. Ponto para o Manuelito Edfuardo.
40 anos
Essa usina que vai produzir energia elétrica das ondas do mar no Ceará chega com 40 anos de atraso. Quando governador do Maranhão, José Sarney não levou a sério o projeto do coronel César Cals, que construía a usina de Boa Esperança, para montar uma delas na barragem sobre o Rio Bacanga, obra do hoje governador José Reinaldo, na ilha de São Luís.
por Rangel Cavalcante
e-mail: [email protected]