Bahia
Coordenador adjunto da Bancada do Nordeste saúda Fernando Santana e Cid Teixeira; Deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA) falará na Bancada sobre Fundos Constitucionais.
(Brasília-DF, 13/10/2005) O deputado Zezeu Ribeiro( PT-BA), coordenador adjunto da Bancada do Nordeste, fez discurso hoje, em comunicação parlamentar, saudando os aniversários de Fernando Santana e do professor Cid Teixeira que completaram anos recentemente. Ambos são baianos de longa biografia envolta com em grandes referências nacionais.
Zezeu Ribeiro falará na próxima reunião da Bancada do Nordeste, no dia 19, quando exporá uma análise sobre os Fundos Constitucionais, à exceção do FNE.
Confira a íntegra do comunicado do parlamentar baiano:
“ Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com prazer que venho a esta tribuna falar sobre 2 pessoas importantíssimas para a política e a cultura da Bahia e do Brasil.
Na segunda-feira passada, uma delas comemorou 90 anos. Foi Deputado Federal nesta Casa e com seu brilhantismo, garra e capacidade encantou este Plenário com sua combatividade, alegria e compromisso em ajudar esta Nação. Refiro-me ao Deputado Fernando Santana que, todo vestido de branco, numa elegância ímpar, muita firmeza, defendeu seus ideais pelo Partido Comunista Brasileiro, pelo PMDB e pelo PPS. Foi Deputado Constituinte e batalhador das boas causas de nosso País. A ele, quando encontro, velho militante comunista, sempre digo: A benção, Fernando Santana.
Quero aproveitar este momento para me dirigir a ele e a seus familiares no registro da comemoração de seus 90 anos pedindo, mais uma vez, a benção, Fernando Santana.
Na segunda-feira não pude participar de jantar em sua homenagem porque aqui estava para votar a Medida Provisória nº 252, mas daqui do plenário da Câmara fiz um bilhete de próprio punho aos companheiros que lá estavam comemorando os 90 anos de Fernando Santana. Em meu bilhete me comprometi a estar presente no seu centenário.
Fernando Santana honrou esta Casa e bem representou o povo brasileiro. Tenho aqui presenciado manifestações de diversos companheiros no sentido de saudar a presença e a história de Fernando Santana.
Outro grande baiano, grande brasileiro, é o professor Cid Teixeira que completou 80 anos esta semana.
Cid Teixeira foi meu professor na Escola de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e com ele muito discuti sobre cultura.
Lembro-me de uma prova que fiz sobre a belíssima fachada em rococó da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Usei a linguagem rococó, muito apreciada por ele. Para a pesquisa, contei com o importante apoio de minha mãe, professora de português, que me ajudou a, numa descrição técnica, trabalhar a linguagem rococó, para expressar aquela cultura com grande floreado, à maneira da época.
Cid Teixeira é profundo conhecedor da Bahia. Muito do que fiz, além do amor por minha cidade ao compreendê-la profundamente, devo a Cid Teixeixa, por bem entender a diversidade cultural de nosso povo, sua representação e pluralidade. E Cid, a despeito dos seus 80 anos, é de uma jovialidade e de uma presença enormes no cenário cultural da Bahia.
Assim, faço este registro com muita honra em torno da memória e da vida de 2 baianos, de 2 brasileiros: Cid, aos 80 e Fernando, aos 90 anos.
São 2 jovens brasileiros que ajudaram a construir esta Nação plural e diversificada.
São 2 jovens baianos, um aos 90 e outro aos 80 anos, que deram grande contribuição à cultura e à política brasileiras.
É o registro que faço, Sr. Presidente.”