Bancada do Nordeste.
Zezeu Ribeiro anuncia solução para viabilizar projeto que garante recursos do BNDES para o Nordeste; Deputado anunciou que alternativa teria sido construída com apoio da equipe econômica.
(Brasília-DF,01/06/2005) O deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA), que foi relator da proposta de recriação da Sudene, na Câmara, e do projeto do Senado que daria 35% dos recursos do BNDES para Norte, Nordeste e Centro-Oeste – anunciou aos deputados e ao ministro Ciro Gomes, durante o café-nordestino desta quarta, que tem pronta uma fórmula para atender a demanda dos parlamento e da região por mais recursos para investimentos e infra-estrutura para o Nordeste. O parlamentar baiano, que é o relator da proposta na Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior da Câmara dos Deputados, avisou que trabalha com a hipótese de acabar com a eqüalização dos juros que são cobrados para o empreendedores que pretenderem tomar recursos do BNDES.
Zezeu não disse que tinha aprovação do Governo, que disputa esta questão tanto no Ministério do Desenvolvimento Econômico e Indústria e Comércio como no Ministério da Fazenda -, porém deixou entender que teria apoio do Governo. O parlamentar que já foi relator da proposta de lei complementar de recriação da Sudene, que corre o risco de perder o Fundo Regional para os governadores face a questão estar embutida na reforma tributária que deverá ir a votação só no segundo semestre, na Câmara – trabalha para não ouvir o que o ministro Ciro Gomes chama dos “duros clarins da derrota”. O Governo, em tese, não quer mais vinculações, especialmente junto a sua principal instituição voltada para investimentos de grande peso.
Na semana passada, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Tasso Jereissati(PSDB-CE), que foi relator da proposta dos 35% na Comissão de Assuntos Econômicos, CAE, do Senado, do projeto original do senador Jefferson Pérez(PDT-AM), disse a Política Real que o Governo estava paralizando o projeto na Câmara.
( por Genésio Araújo Junior)