31 de julho de 2025

Nordeste e a Maconha.

Nota de Repúdio à declaração do Ministro da Cultura sobre o uso de maconha; PMDB Jovem considerou declarações um incentivo ao uso de drogas com data certa para abandonar.

Publicado em

( Brasília-DF,10/06/2005)  O presidente do PMDB Jovem, o engenheiro Henrique Pires encaminhou nota à redação da Política Real destaca sua indignação face a recente declaração do ministro Gilberto Gil, da Cultura, de que  é favorável a discriminação do uso de maconha mas que afirmou ter fumado maconha até os 50 anos.

 

 

 

Veja a nota, na íntegra:

 

 

 

Nota de Repúdio à apologia a Maconha pelo Ministro

 

 

 

“É com grande indignação e espanto que nós do PMDB JOVEM do Brasil tomamos  conhecimento das declarações estapafúrdias e criminosas do Excelentíssimo  Senhor Ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, na qual ele diz “ Por que tem que ser proibido? Para se ter tráfico, traficante e toda uma cadeia que existe só para manter o que é ilegal? A gestão desse problema tem que  ser de saúde pública, pois é mais “tranqüila”, e a além de afirma que “fumou  maconha até os 50 anos”.

 

 

 

Já nos causara repúdio velo em um vídeo-clip da cantora Ivete Sangalo, já  como ministro, fazendo performance e dueto na musica Chupa Toda da estrela  baiana. Acrescente-se o fato dele não ter ido a Bienal do Livro. Ausência  sentida também do Ministro da Educação e do Presidente da República, fato  nunca ocorrido em tão distinto evento cultural e literário.

 

 

 

Consideramos completamente impróprias e ilegais esse tipo de afirmação  pronunciada não apenas pelo cidadão, cantor renomado ou pai de família. Mas  pela autoridade máxima de nosso País na área cultural, aquele que deveria  ser exemplo e referencia para milhões de jovens brasileiros em formação. Já  imaginou a resposta do filho para mãe: Pô mãe eu só tenho 16, quero fumar  até os trinta, depois eu paro. O Ministro do Brasil fumou até os 50!

 

 

 

Se eu não conseguir a senhora me leva para o “eficiente” SUS. Além do mais  eu já estou na campanha pela legalização da erva. Nosso líder é o Ministro.

 

Consideramos de altíssima gravidade letal tal declaração, por muito menos  ministro já caiu no Brasil. Os jovens brasileiros e a família brasileira  exigem retratação e providência com a urgência que o caso requer. Esse foi o escândalo mais recente e não as declarações do “ aliado”

 

fluminense. As lagrimas do rei Pelé comprovam o quanto foi criminosa a  declaração do Ministro.

 

 

 

 

 

ENGº HENNRIQUE PIRES

 

 

 

PRESIDENTE NACIONAL PMDB JOVEM

 

 

 

 

 

( da redação com informações de assessoria)