Depoimento
Confira depoimento do deputado Jurandir Boia (PSB-AL) sobre processo eleitoral que o ex-presidnete Collor move contra o governador de Alagoas
Sr. Presidente, Alagoas, de alma lavada, pede justiça. Em Alagoas, as eleições de 2002 aguçaram as atenções da opinião pública nacional e entraram para a história. A razão maior da expectativa residiu no fato de o ex-Presidente Fernando Collor, que foi cassado da mais alta função da República por se envolver em corrupção, ter disputado o governo do Estado.
Com expectativa, o País acompanhou o desfecho eleitoral em território alagoano. Alagoas não frustrou a cidadania brasileira, e o Governador Ronaldo Lessa só necessitou do primeiro turno eleitoral para derrotar Collor e viraruma triste página da nossa história.
Com vitória consagradora conferida pelos alagoanos, Ronaldo Lessa agora enfrenta Collor no Tribunal Superior Eleitoral, onde tramita recurso pelo qual o ex-Presidente alega que o atual Governador transformou, em 2002, uma mera instalação de serviço público no Município de Arapiraca em suposta solenidade festiva de inauguração.
Sobre esse assunto, o Tribunal Regional de Alagoas não teve dúvida e, por unanimidade, julgou a ação original improcedente. O TSE já começou a julgar o recurso do ex-Presidente. O voto do Relator, Ministro Barros Monteiro, também considera o recurso sem fundamento por ausência de provas. Assim como o Relator, o Ministro Peçanha Martins já votou defendendo a manutenção do mandato do Governador Ronaldo Lessa.
Na próxima terça-feira, dia 9 de março, o julgamento deverá ser concluído, e a opinião pública aguarda simplesmente que o Tribunal Superior Eleitoral continue fazendo justiça.
Cultivamos a convicção de que o legítimo mandato do atual Governador, conquistado pela manifestação livre e democrática do povo alagoano, será assegurado. Não adianta Collor tentar comprometer a alta corte da justiça eleitoral brasileira, porque a verdade e a ética vão prevalecer, para o bem de Alagoas e do País.
Os signatários deste manifesto, ao tempo em que externam seu apoio e solidariedade ao Governador Ronaldo Lessa, registram sua confiança na decisão final a ser tomada pelos senhores Ministros do TSE.
Assim como o País, Alagoas também foi vítima dos descalabros administrativos e dos escândalos patrocinados pela era Collor. Com Lessa à frente do Executivo Estadual, nossa terra fez o ajuste fiscal, desencadeou o ajuste social, restabeleceu a credibilidade perante as autoridades da República e instituições internacionais.
Hoje, construindo o caminho do desenvolvimento, Alagoas pede justiça de alma lavada. Assinam esse manifesto os presidentes regionais do PSDB, PCdoB, PHS, PPS, PMDB, PV, PAN, PTC, PRP, PTdoB, PSDC, PMN e PSB. Muito obrigado, Sr. Presidente. O Sr. Zonta, § 2º do art. 18 do Regimento Interno, deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Inocêncio Oliveira , § 2º do art. 18 do Regimento Interno.
(Da Redação)