Nordeste e Lula.
Transnordetina será anunciada em 60 dias; Lula voltou a falar nas prioridades da região na posse do senador Alberto Silva(PMDB-PI) no Conselho da República.
( Brasília-DF, 06/04/2005) O presidente Luís Inácio Lula da Silva aproveitou a posse no Conselho da República de um senador com origem profissional na área de logística, energia e transportes – Alberto Silva(PMDB-PI) – para anunciar que dentro de 60 dias será anunciada a ‘ engenharia financeira’ que garantirá a construção da Transnordesitina, uma ferrovia que pretende integrar o Nordeste brasileiro. O Presidente da República disse em discurso logo após a posse do senador no Conselho, que junto com a Transnordestina, a Transposição do São Francisco e o Programa do Biodiesel são fundamentais para o Nordeste.
- O dinheiro já está certo. Dentro de 60 dias vamos anunciar a engenharia financeira. – disse o presidente.
ADVERTÊNCIA - O presidente Lula advertiu o Senado sobre a questão do Biodiesel. Está na pauta do Senado desde hoje o projeto de conversão, PLV, que altera a “MP do Biodiesel”. A proposta ainda não tem um acordo e pode mudar o que foi votado na Câmara Federal. A tendência no Senado é retirar a reserva de mercado de 50% para a produção do óleo, que dá origem ao novo combustível, no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O presidente defendeu que se deve dar um tratamento de resgate e não de privilégio ao Nordeste.
O senador Nei Suassuna(PB), líder do PMDB, presente à solenidade realizada há pouco no salão leste do Palácio do Planalto, disse que o Nordeste terá um tratamento diferenciado.
- O Nordeste terá um tratamento diferenciado – disse Suassuna.
O presidente do Senado, Renan Calheiros(PMDB-AL), e o senador José Sarney(PMDB-AP), ex-presidente do Senado, também participaram da solenidade. Os senadores Garibaldi Alves(PMDB-RN) e Gilberto Mestrinho(PMDB-AM), também compareceram ao empossamento do senador Alberto Silva. Da Câmara Federal, o destaque foi a presença do deputado Ariosto Holanda(PSDB-CE).
EMOCIONADO - O senador Alberto Silva(PMDB-PI), ao contrário da maioria de suas manifestações - sempre muito técnicas sobre temas de infraestrutura -, preferiu fazer um discurso cheio de emoção e agradecimento. Finalizou numa louvação ao presidente da República, lembrando um “salve o rei” dos ingleses com um “salve o Presidente”. Apesar das muitas referências elogiosas ele pediu atenção para a geração de empregos depois da decisão de se trabalhar por uma renda pública para os que não a tem.
- Está na hora, Presidente!- disse Silva, já no final de sua fala.
O senador agradeceu, logo no início de sua fala, ao ex-presidente do Senado, José Sarney que o indicou para o cargo por indicação do Senado Federal. Ele lembrou que após a indicação do senador maranhense, que conhece desde os tempos da antiga UDN, além do susto que tomou foi surpreendido pelos votos dos colegas.
- Tomei um susto quando ele me indicou....Não foi uma votação, meus colegas não votaram, fizeram discursos.
O senador fez questão de agradecer a família que estava honrada com o novo cargo, agradeceu ao seu Estado, o Piauí, e lembrou os 62 de união com dona Floriza Silva, su mulher. O governador do Piauí, Wellington Dias(PT), vários secretários de Estado e deputados estaduais do Piauí compareceram a solenidade.
CONSELHO DA REPÚBLICA – O Conselho da República foi criado pela Constituição de 1.988 e tem como prerrogativa assessorar o presidente em questões como manutenção das garantias democráticas, Estado de Defesa, intervenção federal e Estado de Sítio. Vários ministros fazem parte do Conselho assim como outros indicados pelos poderes da República. O senador Alberto Silva foi eleito para um mandato de 3 anos.
( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)