Nordeste e o Gás Natural.
Crescimento do consumo do Gás Natural no Piauí foi o destaque na região; ABEGÁS divulga volume de gás natural consumido em março no país.
( Brasília-DF,20/04/2005) A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado, ABEGÁS, informou hoje que dados consolidados apontam que o consumo no mês de março registrou alta de 1 % em relação ao mês anterior.
O consumo médio diário registrado no mês de março deste ano atingiu mais de 40 milhões de metros cúbicos de gás natural consumidos em todo o país. Uma boa média se comparado ao ano anterior, obtendo um aumento de 1,2 %.
A média de crescimento ainda é pequena, mas uma das metas da nova diretoria da ABEGÁS, que tomou posse no último dia 08 de abril, promete reverter o quadro do gás natural na matriz energética nacional, aumentando sua participação, que hoje atinge os 8 %.
O setor que mais influenciou o resultado final foi o de geração de energia, que continua dependendo da funcionalidade das termelétricas.
Analisando cada setor individualmente, notou-se que todos estão apresentando índices de aumento, aponta documento da ABEGÁS. As companhias estão investindo muito em infra-estrutura, para disponibilizar o Gás Natural em todas as regiões do país.
A Gaspisa, Companhia de Gás do Piauí, começou a fornecer gás natural para os veículos já convertidos no Estado neste mês de março. A venda de gás natural veicular teve início em 19/07/2004. Trata-se de um projeto pioneiro de Gás Natural Comprimido - GNC de longa distância, viabilizado devido a uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí, a Petrobras e BR e a GASPISA. A primeira fase tem capacidade de 5.000 m³/dia. Atualmente, em Teresina são três as oficinas convertedoras e cerca de 300 veículos que abastecem regularmente. Com o crescimento da demanda, já estão em andamento as providências para a segunda fase com mais 5.000 m³/dia.
( da redação com informações de assessoria)