31 de julho de 2025

Alagoas.

Renan Calheiros diz que Brasília e democracia precisam se consolidar.

Publicado em

 

 

( Brasília-DF,20/04/2005) Ao abrir, nesta quarta-feira ,20, sessão especial destinada a comemorar o 45º aniversário de Brasília, o presidente do Senado, Renan Calheiros(PMDB-AL), disse que, assim como Brasília ainda não está concluída, o Brasil ainda precisa consolidar sua construção democrática.

 

- Quero aqui saudar todos os cidadãos e cidadãs que nasceram ou vivem nesta capital. Todavia, da mesma forma que ainda não terminamos a construção de Brasília, ainda não concluímos a construção democrática do Brasil. Muito ainda temos que concretizar, para o que, eu, como presidente do Senado e do Congresso, envidarei todos os esforços - garantiu.

 

De acordo com Renan, "obstinação, quase teimosia," foi o impulso que moveu Juscelino Kubitschek na construção da capital do país. Na opinião do presidente do Senado, essa é qualidade fundamental dos realizadores de grandes obras e foi traço marcante na personalidade do governante que, a partir da promessa feita a um eleitor da pequena cidade de Jataí (GO), inaugurou, cinco anos, depois a cidade de Brasília. - Obstinação, quase teimosia, que nos permite hoje, nesta sessão solene, comemorar os 45 anos de vida de nossa capital e da grande transformação que ela provocou na sociedade brasileira. Apenas os que abraçaram obstinadamente causas e projetos conseguiram movimentar povos e nações em torno de sua realização. Obstinação, quase teimosia, têm sido traço dos que, como eu, querem ver Brasília, monumento à arquitetura e ao urbanismo nacionais, marcar a historia do Brasil - ressaltou Renan.

 

Renan lembrou ainda que romanos e gregos deixaram para a história da Humanidade monumentos aos deuses e aos mortos, enquanto nós, brasileiros, edificamos um monumento à vida de nosso país.

 

- O destemor de Juscelino, a genialidade de Lúcio Costa, a estética revolucionária de Oscar Niemeyer, a bravura dos pioneiros, tudo se somou para que no dia 21 de abril de 1960, às 9h30 da manhã, se instalassem os três Poderes da República na nova capital. A historia dos próximos milênios colocará ao lado das pirâmides dos faraós e dos templos dos gregos a monumental Brasília dos brasileiros - previu.

 

No entender de Renan, ao longo desses 45 anos, Brasília transformou-se, paulatina e persistentemente, numa cidade viva e pujante, síntese da brasilidade. Ele disse que as sucessivas administrações de Joaquim Roriz têm feito de Brasília uma cidade cada vez mais moderna e dinâmica. E cumprimentou cada representante dessa cidade no Legislativo, especialmente os senadores Paulo Octávio (PFL), Cristovam Buarque (PT) e Valmir Amaral (PMDB).

 

( da redação com informações da Agência Senado)