Comemora o quê? <P>
Quanto mais o governo amealha dinheiro mais o cidadão empobrece. O Brasil rico de hoje tem mais gente morrendo nas filas dos hospitais. As escolas estão caindo aos pedaços e o ensino é um dos piores do mundo. O sistema viário está totalmente destruído. O cidadão não pode sair de casa certo de que voltará vivo, tal o nível da violência e da criminalidade que toma conta do país e se infiltra nos órgãos de segurança. Os 10 milhões de empregos prometidos pelo PT não aparecem. Somos um paraíso da impunidade em que se torram o dinheiro do contribuinte em CPIs destinadas a proteger e assegurar a impunidade aos grandes ladrões da República. Mas, os números estão aí para provar, o Brasil está cada vez mais rico.
Do general Médici, à sombra de quem vivemos os anos de chumbo da ditadura militar, só se conhece uma frase inteligente. Ele disse que ?O Brasil vai bem mais o povo vai mal?. Hoje reformularia o conceito e a afirmação seria a de que o Brasil, vai bem e o povo vai pior. Todo esse monumental crescimento do PIB, produto do suor do trabalhador brasileiro, resulta numa montanha de dinheiro que vai parar nas mãos dos grandes banqueiros nacionais e internacionais, para o pagamento de juros da nossa astronômica dívida pública. Não será usado para recuperar estradas, garantir a educação, a saúde e a segurança da população. Ao cidadão cabe apenas continuar pagando cada vez mais impostos ? vêm aí mais alguns ? e procurar entender como é que quanto mais rico fica o país mais ele empobrece. Talvez a explicação esteja naquela constatação estatística dos economistas pela qual se numa família de dez pessoas cinco delas comem um frango cada um e as outras cinco passam fome, o resultado econômico é o consumo médio de meio frango por pessoa do grupo.
Guiness
O ministro da Educação, Tarso Genro, caminha célere para o livro dos recordes. Ninguém no mundo cria faculdades como ele. Só primeiros 59 dias deste ano ele reconheceu ou autorizou o funcionamento de nada menos de 307 novos cursos superiores no país. Quase oito por dia útil, ou um a cada três horas. .
Livre
Benjamim Katz, apontado na CPI do Banestado como um grande lavador de dinheiro sujo no exterior ? pelo menos 108 milhões de dólares ? e de ligações com o tráfico colombiano, nem mesmo foi indiciado pela dita cuja comissão, que terminou uma imensa pizza. Ele é amigo do senador Ney Suassuna, também acusado de envio ilegal de dinheiro para o exterior, e que é um dos, lideres do governo no Senado.
Aos cavalos
As negociações para a constituição das comissões técnicas da Câmara Legislativa de Brasília enfrentaram muitas turbulências e atrasos porque um dos principais lideres e articuladores do PMDB, o deputado Pedro Passos, teve coisa mais importante a fazer: comprar cavalos para o seu haras. Na Alemanha.
Vai faltar pedra
Muitos prefeitos estão pressionando deputados para que tentem conseguir que a TV Globo mude o roteiro da novela das oito, cortando o episódio em que o corrupto prefeito Reginaldo será morto a pedradas pelo povo. Isso já ocorreu de verdade, no ano passado, numa cidade do Peru, onde a população trucidou um prefeito ladrão. Temem que a moda pegue por aqui. Se pegar, vai faltar pedra.
Dificil
Fica difícil entender como é que tem criança índia morrendo de fome na reserva de Dourados, no Mato Grosso do Sul, na qual vivem cerca de nove mil índios em quatro mil hectares de terras com matas cheias de animais e rios ricos em peixes. Lá as aldeias têm até Internet e o governo não vê que os caciques já alugaram metade da reserva a fazendeiros, o que é proibido pela Constituição.
De fora
O ministro Walmir Campelo, do TCU, nos garante que não aceita ser candidato ao governo do Distrito Federal em 2006, como pretendem muitas lideranças políticas daqui. O ex-senador, cearense de Crateús, diz que está muito bem na corte de contas, que já presidiu, onde só pretende sair daqui a nove anos, ou mais, se a compulsória passar para os 75..
No vermelho
O Banco Popular, um dos orgulhos do governo Lula, fechou o balanço com um prejuízo de mais de R$ 25 milhões. O equivalente ao que gastou no mesmo período com publicidade e relações públicas. Lá o salário médio dos funcionários, em boa parte cedidos pelo banco do Brasil, é de R$ 6.967,54 por mês.
Certos
Antônio Carlos Magalhães presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Luiz Otávio, processado por desvio de dinheiro público, presidente da Comissão de Economia do Senado. Os homens certos....
Saraivada.
O Comando da Aeronáutica disparou uma nova saraivada de condecorações nos peitos de mais 382 civis e militares, agraciados com a Medalha Alexandre Gusmão.
Discrição
O deputado Jáder Barbalho é hoje o principal articulador do governo dentro do PMDB. Mas, diante do seu extenso currículo, recebeu orientação e recomendação do Planalto para que atue com muita discrição, de preferencia
Memória
De Fortaleza, Marco Antônio Furtado consulta os alfarrábios e lembra o registro aqui da principal realização de Severino Cavalcanti, quando foi primeiro-secretário da Câmara, em 2002: a construção de um banheiro privativo no seu gabinete.
Mais fácil
Mais fácil, mais democrático e nada imoral para permitir a coincidência total dos mandatos no país é fixar em dois anos, como já se fez, os dos futuros prefeitos e vereadores, sem necessidade de prorrogar o do presidente da República, como quer o deputado Severino Cavalcanti.
Tancredo
O presidente Marcos Cals convida para a solenidade de entrega do ?Prêmio Tancredo Carvalho de Jornalismo Político?, instituído pela Assembléia Legislativa do Ceará, que bem poderia incluir em suas próxima edições mais uma modalidade: a do bom-caratismo.
por rangel cavalcante
e-mail: [email protected]