Bancada do Nordeste.
Deputados fazem sugestões para trabalhos no semestre; Deputados do Piauí, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte fizeram sugestões de temas que vão da velha crise da seca a seminários tecnológicos.
(Brasília-DF,09/03/2005) O deputado B. Sá(PPS-PI), coordenador da Bancada do Nordeste, estava muito satisfeito com a decisão de colocar em análise quais seriam as melhores sugestões para tratar neste semestre e ano pela Bancada. Em sua visão, se deve ser mais pontual nas discussões do grupo parlamentar. Não faltaram sugestões.
Além da proposta de Severino Cavalcanti(PP-PE), sobre Sudene, vários outros deputados fizeram sugestões.
João Caldas(PL-AL) e Carlos Dunga(PTB-PB) centraram suas preocupações com a questão da nova crise da seca e estiagem.
Os deputados José Pimentel(PT-CE) e Fernando Ferro(PT-PE) centraram suas atenções, também, sobre a questão da Seca. Ferro prefere a questão das águas como um todo. Pimentel prefere a seca em si, revitalização do São Francisco, porém também acredita que “ os nordestinos não podem se dividir sobre a questão da refinaria pois a obra pode acabar não saindo”.
O deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA) fez uma rápida análise sobre o percurso da proposta de recriação da Sudene. Ele voltou a abordar a importância de se destinar o Fundo Regional, no bojo da Reforma Tributária, para financiar a Sudene.
O deputado Júlio César de Carvalho Lima(PFL-PI) fez questão de destacar que os deputados não podem se afastar dos prefeitos - levando à frente a proposta defendida por ele, desde o ano passado, com vista a desmembrar a Reforma Tributária. A iniciativa dividira a reforma em duas na Câmara o que facilitaria a votação do aumento do FPM de 22,5 % para 23,5%.
O deputado Nazareno Fonteles(PT-PI) defendeu uma discussão sobre microcrédito.
O deputado Nélio Dias(PP-RN) quer uma ação sobre a crise do endividamento dos agropecuaristas nordestinos.
O deputado João Leão(PL-BA), acompanhado pelo deputado Manoel Salviano(PSDB-CE), defendem mais recursos para o Nordeste. A proposta da PEC nº 57-B e a 25, uma sobre um Fundo para o Semi-Árido e outra sobre rebate em empréstimos para a mesma região.
O deputado Ariosto Holanda(PSDB-CE) defende seminários tecnológicos para a região assim como uma política definitiva para os pequenos no projeto do Biodiesel.
(da redação com informações de Genésio Araújo Junior)