Bancada do Nordeste.
Deputados querem ser ouvidos por Ciro Gomes, Dilma Dousseff e Antonio Palocci; Membros da Mesa agradeceram votos da última eleição mas nem tudo foi festa também criticaram o Governo assim como fizeram cobranças.
(BrasíliaDF,09/03/2005) Os deputados da Mesa Diretora da Câmara Federal, nordestinos, homenageados pela Bancada do Nordeste agradeceram os votos recebidos na eleição do último dia 15 de fevereiro, porém, a primeira reunião do ano em que se ouviriam sugestões para a montagem da pauta de trabalhos a serem acompanhados como prioridade ou com vista ao convites a serem formulados a algumas autoridades – também foi de cobranças.
Além da fala do presidente Serevino Cavalcanti(PPPE), já destacada pela Política Real, também falaram os deputados José Thomaz Nonô(PFLAL), Ciro Nogueira Filho(PPPI), João Caldas (PLAL), Givaldo Carimbão(PSBAL), Jorge Alberto(PMDBSE) e Nei Lopes(PFLRN). Dos líderes homenageados compareceram os deputados Renildo Calheiros(PC do BPE) e Severiano Alves( PDTBA). Dos homenageados não comparecera os líderes do PV, deputado Edson Duarte, da Minoria, José Carlos Aleluia(PFLBA) e José Múrcio(PTBPE). Da mesa diretora só não compareceu o primeiro secretário, deputado Inocêncio Oliveira.
As críticas mais duras vieram dos deputados Nei Lopes(PFLRN), procurador parlamentar e do deputado Givaldo Carimbão(PSBAL). Lopes criticou setores da imprensa que tratam a Câmara como um verdadeiro chiqueiro. Como se tudo de pior estivesse aqui. O deputado Carimbão, suplente da Mesa, criticou a forma como o Governo vem lidando com a nova estiagem que assola o Nordeste, depois do ano passado em que a região foi atingida por sérias chuvas, especialmente nos primeiros 20 dias de janeiro de 2.004.
Em dois minutos de seca, lá no Sul, o Governo mantém um crédito de 2 bilhões para o pessoa do sul. Enquanto isso, no Nordeste, alguns municípios de meu Estado(Alagoas) estão vivendo 70 dias de seca e os prefeitos de minha terra vêm mendigar 400 mil réis( mil reais) ao Ciro Gomes para carro pipa. Isso é uma vergonha.
O deputado Carimbão é do PSB , um partido da base aliada, o que confirma que a divisão na base persiste.
O deputado José Thomaz Nonô, sempre muito irônico, que foi um dos primeiros a falar depois do presidente Severino Cavalcanti(PPPE) evitou criticar o Governo, seu hábito há época que foi líder da Minoria. Lembrou que todos os nordestinos foram pegos de surpresa quando estava em curso a CPI do Finor, em que atuava com o deputado José Pimentel(PTCE), presente a reunião da Bancada neste manhã , e o presidente Fernando Henrique mandou acabar com a Sudene.
O problema não era na Sudene. A crise era na Sudam – lembrou.
Além dos 51 deputados presentes a reunião também compareceram o senador Reginaldo Duarte(PSDBCE).
SUGESTÕES – Os deputados, depois de feitas as homenagens com as respectivas manifestações dos homenageados, discutiram o futuro das reuniões da Bancada. Os líderes presentes preferiram não se manifestar. Os deputados pediram a presença dos ministros Antonio Palocci, da Fazenda, Ciro Gomes, da Integração Nacional, e Dilma Rousseff, das Minas. Temas como crise do endividamento na região, da estiagem, Sudene e questão das águas ou sobre para onde irá a nova refinaria na região serviram de motivo para esses possíveis convites aos ministros em referência.
(da redação com informações de Genésio Araújo Junior e Toni Duarte)