Bancada do Nordeste.
Parlamentares começam a definir estratégia para lidar com a questão do endividamento rural na região; Tendência é mobilizar as lideranças para aprovar projeto que une grupo e depois garantir crédito diferenciado para agricultores do Semi-Árido.
(Brasília-DF,16/03/2005) Os deputados nordestinos começam a definir qual será a estratégia para lidar com a crise do endividamento dos agricultores da região. Depois de ouvirem representantes do setor, como o Vice-Presidente da Confederação Nacional da Agricultura, CNA, Torres de Melo, e o deputado Nélio Dias(PP-RN), uma das principais lideranças dos ruralistas nordestinos e um dos mais envolvidos em levar à frente uma proposta de lei que “ repactua as dívidas oriundas de crédito rural na área de atuação da Adene”, em mais um Café-Nordestino organizado pela Bancada do Nordeste na manhã desta quarta, os deputados começam a se convencer que é necessário pedir que os líderes partidários peçam prioridade para votação da proposta e que se busque, finalmente, um definição de um crédito diferenciado para os nordestinos, especialmente quando atuem no semi-árido.
- Em todo local do Mundo onde há semi-árido existe um crédito diferenciado para essas regiões . Assim é nos semi-áridos da Espanha, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e México.
O coordenador da Bancada do Nordeste, deputado B.Sá(PPS-PI), acredita que a questão tem que mobilizar todo o Congresso pois não existirá futuro para a dinâmica social e econômica do Nordeste e do Brasil sem uma solução para o Semi-Árido, onde vivem 25 milhões de pessoas. O Semi-àrido nordestino e brasileiro é o mais populoso do mundo.
MOBILIZAÇÃO – No café desta quarta, 16, foram à convocação do deputado piauiense 33 deputados e um senador. Entre as ações da Bancada, retomou-se a iniciativa montada ainda à época do deputado Roberto Pessoa(PL-CE), o antigo Coordenador hoje prefeito em seu Estado – os chamados grupos de sub-coordenadores que têm como principal tarefa, agora, fazer o acompanhamento das deliberações da Bancada. Foram definidos os coordenadores adjuntos em vários estados , serão dois por cada unidade federal parlamentar:
Ceará:
Deputados Marcelo Teixeria(PMDB-CE) e Ariosto Holanda(PSDB-CE) ;
Piauí:
Deputados Júlio César(PFL-PI) e Marcelo Castro(PMDB-PI, 1);
Bahia:
Deputados Colbert Martins(PPS-BA) e José Rocha(PFL-BA)
Rio Grande do Norte:
A deputada Fátima Bezerra(PT-RN), já é uma dos escolhidos.
Faltam definir os coordenadores-adjuntos dos outros estados - na reunião da próxima quarta,30, quando se retomará os trabalhos visto que não terá reunião no próximo dia 23, visto que seria “ contraproducente” ,entende o coordenador, face a Semana Santa, onde tradicionalmente tem pouco quorum na Câmara – se deverá voltar a discutir as indicações.
O deputado B.Sá, Coordenador da Bancada, informou que no próximo dia 6 de abril já está confirmada a presença do ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura.
(da redação com informações de Genésio Araújo Junior)