31 de julho de 2025

Nordeste e Pesquisa

A recuperação da avaliação positiva do Governo é interrompida; A região Nordeste deixa de ser destaque positivo nas pesquisas da CNI-Ibope.

Publicado em

(Brasília-DF,22/03/2005) A popularidade do governo Lula caiu em março, mas ainda continua em patamar elevado. De acordo com a pesquisa CNI/Ibope, divulgada há pouco pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os fatores que contribuíram para piorar a avaliação do governo estão o aumento da expectativa de desemprego e a desaprovação dos entrevistados em relação à atuação do governo sobre a taxa de juros e a elevação de impostos.

 

Conforme a pesquisa, a aprovação ao governo Lula caiu de 62% em novembro do ano passado para 58% em março deste ano. Entre os entrevistados, 33% desaprovam o governo, contra 30% da pesquisa anterior. A diferença entre o percentual de aprovação e o de desaprovação caiu de 32% em novembro para 25% em março.

 

O percentual dos que consideram que o governo do presidente Lula está sendo ótimo ou bom caiu de 41% em novembro de 2004 para 39% em março deste ano. Para 17% dos entrevistados o governo está sendo ruim ou péssimo, contra 16% registrados na pesquisa anterior. Consideram o governo regular 41% dos entrevistados, mesmo percentual observado no levantamento de novembro. As variações negativas mais significativas nos saldos da avaliação do governo foram registradas na região Nordeste, nos municípios menores com até 20 mil eleitores, e entre a população mais velha, acima de 50 anos de idade.

 

Acompanhando a queda na popularidade do governo, a avaliação sobre a imagem do presidente também piorou. A confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vinha crescendo desde o segundo semestre de 2004, recuou para 60% em março deste ano. Em novembro do ano passado, 63% dos entrevistados disseram confiar no presidente. Entre os entrevistados, 34% não confiam em Lula, contra 33% da pesquisa anterior.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 a 14 de março. Foram feitas 2002 entrevistas com eleitores de 143 municípios.

 

Veja a íntegra da pesquisa divulgada pela CNI ao meio dia de hoje em se dá destaque a avaliação do Governo.

 

 

 

•Conforme observado anteriormente, o movimento de recuperação da avaliação do

 

Governo do Presidente Lula, que ocorria no segundo semestre de 2004, foi

 

interrompido agora, no início de 2005, com uma oscilação negativa dentro da

 

margem de erro. A análise pelos diversos estratos da população revela oscilações

 

distintas, com perdas e ganhos, conforme o segmento sócio-econômico.

 

 

 

 

 

•As variações negativas mais significativas nos saldos da avaliação do Governo foram

 

registradas na região Nordeste, nos menores municípios (até 20 mil eleitores) e entre

 

a população mais velha (acima de 50 anos). Em direção oposta,positiva, verificam-se saldos maiores que os de novembro nos municípios de porte intermediário (20 a 100 mil eleitores) e na periferia das capitais, embora aí continue a ser registrado o menor saldo.’

 

 

 

Quanto a aprova do Governo por região destacamos, na íntegra:

 

Março/2005.

 

Aprova.........................Desaprova...................N/Sabe.......................Saldo(A-D)

 

58%.............................33%........................9%...........................+25%.

 

 

 

Nordeste/Março.

 

Aprova..............................Desaprova................N/Sabe........................Saldo(A-D)

 

64%..................................28%.....................8%............................+36%

 

 

 

A região Nordeste ainda é a região do país onde o Governo Lula têm maior aprovação, junto com o Centro-Oeste,e a que tem menor desaprovação.

 

 

 

( da redação com informações da CNI-Ibope)