Piauí.
Navegabilidade do Parnaíba é tema de destaque em discussão no Ministério dos Transportes; Engenheiro Cid Castro Dias falou em painel com especialistas sobre hidrovias com a presença de parlamentares piauienses.
(Brasília-DF,16/02/2005) A navegabilidade do rio Parnaíba foi motivo de destaque durante o ciclo de palestras organizado pelo Ministério dos Transportes. O Ministério organizou por todo o dia de hoje uma série de oito exposições feitas por especialistas em hidrovias e no modal hidroviário do país. O engenheiro Cid de Castro Dias falou sobre a navegabilidade no Parnaíba, tratando tantos dos melhores momentos, no passado, assim como perspectivas para o futuro. O senador Alberto Silva(PMDB-PI) e os deputados federais Marcelo Castro(PMDB-PI) e Paes Landim(PTB-PI) estiveram presentes.
O ciclo de palestras expostas em painéis reuniu especialistas nas hidrovias Tietê-Paraná, e nas iniciativas que existem na Amazônia, no Mato Grosso, no São Francisco e o que pode ser feito no rio Parnaíba. Além de especialistas, como o engenheiro Cid Dias, falaram outros sete em cada um dos painéis de 20 minutos, totalizando oito exposições. Grandes empresários do setor e outros engenheiros falaram sobre suas experiências em cada região do país.
PARNAÍBA – O engenheiro Cid Dias fez uma histórico sobre os melhores momentos da navegabilidade do rio Parnaíba, há 150 anos atrás, sobre sua estabilização e declínio, além das perspectivas de futuro.
Ele entende que o futuro está garantido pois existiriam as condições para retomar uma hidrovia nos dias atuais.
- Temos perspectivas reais para transportar grandes volumes de bens com grandes percursos em quilômetros – disse o engenheiro.
Na avaliação do especialista, é fundamental que se façam as eclusas no rio, que perdeu seu espaço para navegabilidade com a necessidade de se gerar energia boa e barata para o Piauí e o próprio Vale do Médio e Alto Parnaíba.
Ele disse que estamos vivendo o momento certo para essa retomada.
O Governo, segundo fontes do MT , pretende com essas iniciativa mobilizar todos os Ministério para uma ação estratégica e única para dar prioridade às hidrovias com a esperada nova onda de investimentos em infra-estrutura, que vem sendo anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)