31 de julho de 2025

Nordeste e o Crédito.

Nordestinos foram os únicos que não consumiram mais no mês de janeiro ;Brasileiro começa o ano com mais crédito

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(Brasília-DF,04/02/2005) Este ano, o brasileiro está mais consciente sobre a utilização do seu crédito. Pelo menos é o que mostra a apuração de inclusões e exclusões do serviço de análise de crédito do varejo, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), no levantamento referente ao mês de janeiro. O saldo foi positivo, no primeiro mês do ano, entre registros retirados da base de dados do SPC e os incluídos, aqueles que passam a figurar com restrições ao crédito, com 97.231 exclusões a mais do que as inclusões. No primeiro mês do ano, foram excluídos da base de dados do SPC Brasil 2.748.599 registros e 2.651.388 foram incluídos. Situação bastante diversa do verificado no mesmo período de 2004, quando um saldo negativo de 695.556 registros marcou o mês.

 

Também o volume de consultas base de dados neste janeiro superou o verificado em 2004. O equivalente a 22.123.885 consultas foram realizadas através da internet e telefone especialmente evidenciando demanda significativa no varejo mesmo após o período do final de ano que é o momento de maior movimento, destaca o presidente da entidade, Edson Monteiro. Em 2004, janeiro registrou 12.772.321 consultas ao banco de dados do SPC.

 

Justificativa - Na avaliação de Monteiro alguns fatores determinaram o novo cenário do crédito no país.“ Além da demanda reprimida, do que o mercado se ressente há mais de um ano, o crédito está mais acessível devido a acordos realizados entre bancos, financeiras e o varejo, e h clara disposição do trabalhador para assumir compromissos em razão de estar se sentindo mais seguro”, declara. Questões como a expectativa e a programação do consumidor para honrar compromissos que chegam com o ano novo como tributos (IPVA, IPTU), matrículas, compra de material escolar, despesas adquiridas nas férias, este ano, em uma primeira análise, foram tão discutidas e alertadas pela mídia, desde o final de novembro de 2004, que parece ter obtido “eco no comportamento das pessoas”, acrescenta.

 

Nordeste - A única região do país que mostrou retração no consumo, com relação a janeiro de 2004, foi a Nordeste, que no ano passado realizou 1.509.762 consultas à base de dados do SPC Brasil para analisar crédito de consumidor e no mesmo período deste ano acessou 1.408.380 vezes o serviço. Também a relação de inclusões e exclusões de registros da região mostrou cautela do consumidor nordestino quando foi às compras no último mês. A região fez 322.358 novos registros de restrição ao crédito, enquanto retirou da base de informações, 311.017 pendências de pagamento, ou seja um saldo negativo de 3,51%. No ano passado, enquanto 256.787 registros foram incluídos por comerciantes que buscaram resolver seus problemas de inadimplência, 162.695 foram excluídos acarretando um saldo negativo de 36.64% no que diz respeito às exclusões relacionadas às inclusões que passaram a figurar com restrição ao crédito nas pesquisas.

 

Novo papel - Novos perfis de negócios vêm apostando na relação com as CDL`s e conseqüentemente no acesso ao banco de dados do SPC a solução de suas pendências com clientes inadimplentes. De acordo com o presidente do SPC Brasil, no último ano, foi verificada a associação de operadoras de telefonia, energia elétrica e instituições de ensino ao Sistema. “Normalmente a prestação dos serviços por essas organizações ao consumidor não é interrompido diante da constatação da inadimplência, pois são imprescindíveis e é uma questão de responsabilidade dos fornecedores mantê-los. Contudo, também a sociedade deve compreender que arcar com uma situação de inadimplência permanente em uma empresa é decretar o fim da organização em médio prazo e agravar os problemas sociais”, conclui ao ponderar que o SPC Brasil vê essa nova situação também como parte do papel social que desempenha.

 

Com 140 milhões de cadastros de pessoas físicas e 16 milhões de cadastros de pessoas jurídicas o Serviço de Proteção ao Crédito possui o maior banco de dados eletrônico para análise de crédito do Brasil. Com abrangência nacional e possibilidade de ser acionado remotamente inclusive, o SPC Brasil atende a média de 16 milhões de consultas/mês sobre condições de crédito. O Sistema é acessado diretamente por mais de 1,5 milhão de operadores, representantes de aproximadamente 550 mil empresas em todo o Brasil. As consultas e os acessos estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

 

( da redação com informações do SPC Brasil)