Não contem com eles
Deputados e senadores protestaram contra esse novo assalto. Mas tudo de mentira. Não contemos com eles para segurar a fúria do confisco São protestos para iludir eleitor. Vão aprovar docilmente o novo assalto, como têm feito com todas as medidas provisórias e outras medidas com as quais o governo castra direitos e humilha o cidadão. Nesses dois anos o Congresso serviu apenas para coonestar a ação legislativa do Executivo. O PDT recorreu à justiça contra a MP do assalto final de 2004. É claro que não vai dar em nada, pois o judiciário continua consagrando as aberrações jurídicas e legais do Executivo.
Ao cidadão só resta pagar o que lhe exige o estado algoz. Não pode contar os seus representantes no Congresso, ora ocupados em tirar proveito da humilhante ordem de eleger presidente da Câmara o candidato imposto pelo Palácio do Planalto. Quanto à Justiça, não é mais seguro confiar nela, depois que ungiu da constitucionalidade o confisco dos rendimentos dos aposentados e pensionistas do serviço público e nos faz pensar que já não há mais juizes em Berlim.
De fora
Jáder Barbalho, principal envolvido nas roubalheiras no Banco do Estado do Pará há 20 anos ? oh justiça lenta ? não consta do rol dos denunciados pelo ministério público naquele processo que, afinal, não irá mesmo dar em nada..
E a reforma?
Lula mandou desapropriar três grandes fazendas no Ceará - a ?Açudinho? (2.352 hectares), e São José e Segredo (4.143 ha), no município de Russas, e a ? Valparaíso? ( 4.068 ha), em Santa Quitéria - para aumentar em mais de 10 mil hectares o imenso latifúndio estatal destinado à reforma a agrária que nem a ditadura militar, com canhões, tanques, baionetas e AI-5 conseguiu fazer.
De mentirinha
Essa candidatura do deputado Virgílio Guimarães à presidência da Câmara é de mentirinha. Ele serve apenas para blindar a eleição do deputado Luiz Greenhalgh, que vai custar os olhos da cara ao contribuinte. Mineiro sabido, Guimarães sabe que o único dos seus conterrâneos que ficou contra o governo foi Tiradentes. E deu no que deu.
Na delegacia
O cobrador Edson Ferreira das Silva, 31 anos, foi á Delegacia do 14° Distrito Policial, em Brasília, para registrar uma ocorrência. Acorrentou sua bicicleta de corrida, avaliada em R$ 2 mil, à porta da dita cuja. Ao sair constatou que iria para casa a pé. Roubaram a bicicleta dele, nas barbas do delegado e dos policiais em serviço.
Elegante
Durante entrevista coletiva que concedeu em Brasília para contestar denúncias de corrupção no seu governo, José Reinaldo, governador do Maranhão, foi elegante. Fez acusações à administração de Roseana Sarney, que o antecedeu no governo do Estado, mas poupou de quaisquer ataques o ex-presidente Sarney..
Maioria
Serão 35 mil militares americanos, mais os ingleses e de outros dez países, ?garantindo? as eleições do próximo dia 30 no Iraque. Vamos ter a primeira eleição do mundo em que há mais soldado do que eleitor.
Mais uma
Depois da inspeção veicular e da suspeita obrigação de comprar um extintor de incêndio desnecessário, os motoristas brasileiros vão custear mais uma picaretagem oficial: a partir de março terão que pagar por um curso fajuto para renovar as carteiras de habilitação. Como sempre, a empresas que surgirão para abocanhar mais um naco do parco dinheiro do cidadão.
Gaiatice
Muitos casais brasileiros buscando o junto à embaixada do Sri Lanka adotar crianças quer perderam os pais na catástrofe que dizimou parte daquele país. Uma gaiatice, pois deviam apenas abrir as janelas e ver quantidade de criancinhas abandonadas morrendo de fome, traficando drogas e sendo vítimas de toda sorte de violências e explorações, às portas de suas casas aqui mesmo no Brasil.
Promete
Esse Banco Popular, inventado pelo governo para botar dinheiro no bolso do pobre, que não terá como pagar, promete mesmo. Tanto que acaba de realizar a sua primeira Assembléia Geral Extraordinária. Na pauta um único e importante assunto: fixar os salários dos dirigentes, equiparando-os aos dos diretores do Banco do Brasil, que, além de gordos, incluem férias, 13, plano de saúde, auxílio moradia, salário quarentena quando deixarem os cargos, auxílio alimentação, transporte, despesas de viagens, licença remunerada e outros penduricalhos. .
Merece
O professor e jornalista Paulo Bonavides será o grande homenageado quando do Congresso Direito 2005, marcado para este ano em Fortaleza. U?a homenagem merecida ao mestre que é um dos ícones das cultura cearense, reconhecido e laureado pelos mais importantes centros universitários e jurídicos do mundo.
Gente fina
Pressionado, o deputado Pedro Passos desistiu de nomear para uma diretoria da Câmara Legislativa de Brasília um seu amigo que, entre outros títulos, exibe no currículo, uma temporada de quatro anos na cadeia, condenado por homicídio. Mas, fiel às amizades, não abriu mão da nomeação para outra diretoria um companheiro de cela no tempo em que esteve no xadrez acusado de grilagem de terras públicas no Distrito Federal.
por rangel cavalcante
e-mail: [email protected]