Para o bem e para o mal
O aumento do PIB, que no semestre chegou a mais de 4%% e no último trimestre beirou 6%%, ou a possibilidade de que os candidatos governistas sigam adiante na briga das eleições municipais estão animando.
O presidente Lula chegou a anunciar que logo chegaremos a ser a sexta economia do planeta. As tais medalhas olímpicas, e tudo mais, deram uma inflada no ego. O mês de agosto não foi de todo mau para o Governo.
Quem acompanhou as revistas de fim de semana deve ter observado que a maioria das colunas e matérias políticas citavam o nome do ministro José Dirceu, da Casa Civil, por mais vezes que o de Lula, como era no início do Governo. Já se fala na reeleição das mesas como favas contadas.
O Governo anda cheio do dinheiro ? tanto que já se especula que depois das eleições, dependendo do resultado, vão estivar o orçamento para investimentos.
Dentro de 15 dias, já vai dar para saber como será a vida da gente governista nas eleições municipais.
Ao que se observa, entre os prós e contras teremos muito a dizer. O avanço do PIB e a possibilidade de aumento do PIB fiscal, no ano que vem, devem garantir um aumento no orçamento, porém temos que ver umas e outras. Se o PIB deste ano chegar a 5%% não podemos esquecer que o PIB negativo de 2.003 apontará para um crescimento médio de 2,5%% em dois anos. São números medíocres para um país do nosso tamanho. O que preocupa, e aí sim devemos ficar atento, é como serão feitos os grandes investimentos em infra-estrutura nos próximos anos no Brasil e no Nordeste!
Na semana passada, o IBGE divulgou que entre 96 e 2.002 os investimentos em construção pesada foram maiores no Nordeste que no Sul, justamente na época em que ACM mandava em FHC e o PT mandava no Rio Grande. Se espera que o Nordeste seja o principal beneficiado com as PPP´s, todavia elas ainda não existem.
Viveremos momentos intensos em 2.005. Tanto para o bem como para o mal!
Bom dia, aqueles e aquelas.
PONTUANDO
Nesta quarta os ministro Ciro Gomes e Miguel Rosseto falarão num dos Conselho deste Governo. O primeiro falará sobre desenvolvimento rural e o segundo sobre biodiesel. As palestras serão no Interlegis, perto do Congresso, e se devem a mais uma reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentado.
Por falar em mobilização, o municipalistas deverão ser convocados para dar opinião nas discussões sobre Sudene, no Senado. Coisa para outubro.
O Governo anda cuidadoso com a crise política no Maranhão. Na semana passada, logo no início, Roseana Sarney(PFL-MA) levou uma trupe para reclamar com o Ministério dos Transportes sobre Ponte dos Mosquitos. O site do MT só divulgou uma solução depois que o governador José Reinaldo(PFL), do Maranhão, esteve com Alfredo Nascimento acompanhado do prefeito de São Luís, Seu!
Sarney recebeu ontem o orçamento de 2.005 das mãos de Guido Mantega, do Planejamento. Dizem que foi uma prévia.
E no Ceará, heim?! Tudo por conta dos equívocos de uma candidatura errada do PT!
Nota de Rodapé: Adiante pois tem mais!
Por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]