Quem fala mais é menos pobre! <P>
Bem, o que tem de engrandecedor para nossas vidas nesses números que a Câmara nos permite, em meio a esse recesso onde não é só no Congresso que as coisas estão escassas?!
Os números que a agência Política Real procurou dar destaque para os nordestinos ficou evidente que nem sempre os que estão na lista dos mais influentes do Diap, que sempre chama atenção, vai se encontrar grandes falantes. Delfim Neto quase nunca fala nada, em plenário, mas influi demasiado, enquanto Coriolano Sales(PFL-BA), que quase ninguém sabe quem é(?!) é , de longe, um dos mais falantes. Antigamente, quando as Comissões não eram o que era, gente como Coriolano( é bom negar que ele tem um nome shakespereano nefasto!) teria pouco espaço para falar, visto que os grandes oradores deitavam e rolavam, fazendo com que os menos eloqüentes evitassem os microfones em dias de falação consistente.
Foi-se o tempo em que discursos na Câmara estava restritos aos que estavam lá ouvindo. Hoje existe a tevê e rádio Câmara - todo mundo quer falar, pois alguém vai estar ligado, mesmo que não tenha ninguém no plenário. Com isso o plenário nunca está vazio. Pois bem, apesar de muita gente que fala muito não estar na relação dos mais influentes, muitos destes estão na lista dos falantes. Destaca-se: Inocêncio Oliveira(PFL-PE), José Carlos Aleluia(PLF-BA), Walter Pinheiro(PT-BA), ACM Neto e outros.
O que chama atenção nesse trabalho da taquigrafia é que os grandes estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco e Ceará são onde se encontram os mais falantes. Não por acaso são esses os estados onde existe mais riqueza no Nordeste. A única exceção vem da Paraíba, e o impressionante deputado de primeiro mandato, padre Luiz Couto(PT-PB). È bom que se informe que as bancadas dos chamados grandes estados são bem maiores que a dos outros, porém é impressionante como Luiz Couto, vence, sozinho, bancadas maiores, como a do Maranhão.
Pode ser que falações não encham barrigas, ou não sirvam para reduzir a pobreza nos estados, porém é interessante observarmos como os menos pobres falam mais!
Bom dia, falantes e silentes.
PONTUANDO
Detalhe: o pessoal da taquigrafia da Câmara Federal produz, sempre que solicitado, o quem é quem dos que mais falam ? e olhe que lá são 513. No Senado, o pessoal da secretaria geral da mesa ainda não se organizou para mostrar o quem é quem de 81 senadores! Quando falam mal, é porque....
Com a viagem de Lula a Esplanada dos ministérios ficou ainda mais vazia, Seu!
É impressionante o gosto que o deputado Mauro Benevides(PMDB-CE) tem pela falação, ele que foi quase tudo no Congresso e passou dos setenta. Ele foi quem mais fez apartes neste primeiro semestre do ano,Seu!
Nota de Rodapé: A semana não promete!
Por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]