O bicho vai pegar
A votação de ontem da LDO e alguns créditos era tida como certa, sem problemas. Ontem, a coluna abordou os movimentos dos nordestinos em torno da busca de investimentos e os preparativos para a chegada das PPP´s, em meio a velhos costumes.
O futuro das discussões sobre Nordeste e Brasil deverão ficar mesmo para agosto. E olhe! È nítida a intensão do povo do Governo colocar em votação as PPP´s no Senado. È bom lembrar aos desavisados que a proposta já passou pela Câmara. Os senadores já anunciaram que não vai ser fácil.
O problema se chama Senado. As PPP´s são as única saída para aumentar investimentos no país. O Governo tanto acredita nisso que insistiu tanto em manter os índices de superavit primária durante todos os anos do Governo Lula de forma inalterada. O problema do Governo é que senadores que votaram em teses de interesse do Governo pois tinha a ver com o que defenderam no governo anterior já não estão mais dispostos a tanto.
Só para ficar à nível de Nordeste, vamos ver algumas. O senador Tasso Jereissati(PSDB-CE) que votou em vários interesses do Governo, mesmo se mantendo crítico, teria muitas dificuldades para se manter onde esteve, tanto face ao reconhecimento de que mesmo votando com os interesses do Planalto foi maltratado em vários interesses. Ele deixou para lá certas posturas e fechou contra a falta de coordenação do Governo em liberar as emendas. Tem mais, a decisão do Governo de permitir que a Petrobras entre forte em setores que antes pouco cuidava é sintomático. Não podemos esquecer que as insatisfações de Tasso deverão carregar outros. Jereissati já teria sido ameaçado por José Dirceu que não teria gostado de suas declarações no Correio Braziliense da última segunda.
Muitos senadores que são Governo estão preocupados, pois quem estiver à frente de companhias públicas que possam participar das PPP´s vão sair na frente em quase tudo. Tem muita gente convencida que se as PPP´s saírem do papel o Brasil poderá viver um boom de recebimento de investimentos só comparável aos anos 70. Os senadores da oposição, nem se fala!
Bom dia, contras e a favor.
PONTUANDO.
O pessoal do PT do Piauí está esperançoso de colocar seu candidato no segundo turno da eleição de Teresina. E tem mais eles garantem que se resolverem um ou dois problemas a coisa vai andar e já dá para pensar em reeleição. Vamos aguardar.
A entrada da Petrobras no mercado de gás pode quebrar as empresas do setor. É bom lembrar que as empresas compra o gás dela. Jereissati tem filhos herdeiros e a casado com uma herdeira de um dos grandes operadores do setor.
Com a possível saída de Renan Calheiros(PMDB-AL) do Senado, caso ele não seja no novo presidente do Senado no ano que vem, o presidente do Senado reeleito., José Sarney(PMDB-AP) vai ter que ter um contraponto. Como costuma dizer Jereissati, não existe vazio de poder!
O relator da recriação da Sudene e do projeto de vinculação dos 35%% dos recursos do BNDES, deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA) estava danado com o resultado do evento do BNB/ Brasilinvest, em Fortaleza.
Nota de Rodapé: A semana não promete.
Por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]