31 de julho de 2025

O dono da bola! <P>

Publicado em
Quando comecei essas malescritas o plenário da Câmara estava começado uma sessão extraordinária. No Senado, se aguardava o início da ordem do dia. No Executivo, se digeria parte do balanço dos 18 meses da administração Lula. A reflexão se voltada para como as pessoas receberam a tal apresentação.

Logo pela manhã se observava um clima nervoso entre os parlamentares. O quorum era baixo. Para ser preciso, surgia forte a impressa de que o clima estava envenenado, especialmente no Senado. A possibilidade de se colocar em votação a PEC da reeleição estava, ainda, no ar. A ausência de gente importante no Senado era flagrante. Tanto Aldo Rebêlo como José Dirceu trabalhavam com a convicção de que sem a oposição a coisa não andava. Rebêlo passou recibo mas Dirceu se calou. Tudo indica que vai ficar assim mesmo, e o Congresso vai votar a LDO e pronto.

Já que o clima é esse aí, vamos ao que temos de concreto.

No balanço dos 18 meses de Governo, o porta-voz, o ministro-gerente José Dirceu, quando falou sobre desenvolvimento regional ou combate às desigualdades, fez questão de contar com detalhes as ações que o Governo vem tocando, e tocou, nos últimos tempos na região, porém o fez sem muito brilho sobre alguns pontos nervosos. A Nova Sudene e a transposição de águas do São Francisco. A coisa foi posta de forma periférica, quase descomprometida. Pior mesmo foi esquecer de lembrar que o governo, ao criar uma Política de Desenvolvimento Regional, o fez baseado nas deliberações de um Conselho Nacional que opera essa área assim como a definição de um Plano de Desenvolvimento Regional. Esses temas foram construídos com as digitais de Ciro Gomes, que tomou o assunto de perto e chegou a perder a secretária de políticas do setor, a economista Tânia Bacelar, sem grandes remorsos. Dirceu esqueceu de tratar do assunto e sinalizou que o curinga na região tem nome e sobrenome: Banco do Nordeste.

O BNB é quem vai conduzir o Nordeste nos próximos tempos. É verdade que as decisões que o Ministério das Minas tomar, com apoio do Planalto, para a questão do biodiesel, podem mudar a rota de domínio na região, porém, ficou evidente, no que se viu na tarde-noite dessa segunda ? a região tem dono. Quem manda na região é o Banco do Nordeste ? ele acabou virando o grande agente das ações, o porto seguro. Isso é bom, isso é ruim! A tendência é o do boicote, especialmente da parte dos excluídos do baile. Codevasf, Dnocs, Adene ( ou Nova Sudene) viraram periferia. Basta lembrar da centralização que foi feita no ?Fome Zero?.

Vamos acompanhar tudo isso de pertinho!

Bom dia, nordestinos e nordestinas.

PONTUANDO

O clima estava pesado ontem na Câmara. O clima estava envenenado. E o Senado?! Nem se fala!

Os deputados da região Nordeste estão se divertindo coma briga entre Luiz Fernando Furlan e Carlos Lessa. Que se prepare o relator, na Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior, deputado Zezeu Ribeiro, que vai cuidar da proposta de vinculação de recursos do BNDES para as regiões mais pobres.

O pessoal do PFL faz uma festa danada com a candidatura de Moroni Torgan(PFL-CE), lá em Fortaleza. Sempre que podem lembram suas pretensões em Plenário O PDT deveria fazer a mesma coisa com a de Afonso Gil Castelo Branco(PDT-PI), em Teresina, ou o PSDB com Antônio Cambraia(CE), que vai lutar em Fortaleza, também. Tem mais. E o PSB com o candidato de Santa Inês, no Maranhão?!

O deputado Pedro Fernandes ainda não teria engolido a não ?candidatura em São Luís. Estaria mordido com o PTB.

O presidente dos Correios, João Henrique Sousa, participou nessa segunda da solenidade balanço dos 18 meses de Governo. Foi a primeira grande solenidade dele no Palácio. Teve que ouvir Dirceu voltar a falar de herança maldita, mas foi lembrado por conduzir ações do Banco Postal que está chegando a 4 mil pontos no Brasil. Um sucesso!

O presidente do BNB é contido à beça mas ri como quê, e larga um sorriso no rosto, quando se diz que o BNB é só sucesso com o avanço do microcrédito!

Nota de Rodapé: Ainda bem que está terminando!

Por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]