31 de julho de 2025

E os prefeitos crianças, heim!? <P>

Publicado em
Tudo indica que não teremos mais convocação extraordinária no Congresso. Tudo indica que deveremos ter um movimento intenso, aqui, até o dia 10 de julho. Tudo indica que essa sangria desatada de mudar a coordenação política do Congresso não vai vingar. Tudo indica que a questão da reeleição não vai vingar. Bem, de tudo indica o inferno está cheio, Seu!

A semana começa com uma ordem do dia intensa na Câmara e no Senado, fazendo com que a sociedade volte a ver essa turma de Brasília como um bando de malucos que não tem hora certa de trabalhar ou de parar. Esse história de paralização dupla, mais que a média dos brasileiros, pode parecer um exagero, mas para quem conhece a rotina parlamentar não é o fim do mundo. Bem, o que está em questão, depois dessa data que deverá ser definida logo, são os outros assuntos. Quase todos eles terão longevidade. As pesquisas de opinião sobre os quadros eleitorais nos Estados é o que está fazendo a cabeça no povo nesses dias. A intrigalhada brasilíndia parece virar poeira.

Nessa quarta-feira, a Fundação Abrinq, entregará a 126 prefeitos brasileiros um prêmio, o ?Prefeito Criança?. Esse vem a ser um prêmio que a sociedade oferece aos que cuidam dela, já virou um selo de qualidade. No Nordeste, teremos 30 prefeitos dos tais, sendo que desses três são de capitais pobres- Aracaju, Teresina e São Luís -, comparadas com as de outras grandes capitais nordestinas.

No geral, observa-se que a Abrinq vem premiando cidades médias, nunca grandes metrópoles, o que denota, e não de todo confirma, que viver em cidades menores é um achado. Antes de ontem, no Rio, falando, na importante Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro, o ministro Ciro Gomes, da Integração, contou aos empresários o que a Agência Politicareal já tinha colocado, com detalhes, a três semanas- o ?Plano Nacional de Desenvolvimento Regional? mostra que o Brasil melhora no seu interior. Ciro mostrou mapas que evidenciavam esse avanço do interior sobre o litoral. Não custa lembrar o óbvio, Aracaju fica no litoral. É bom lembrar, também, que o prêmio vai para essa gente porque eles trabalham para melhorar a vida das crianças e que em muitas delas isso de dá a partir de um comparativo cruel, relativo e não generalizado. É bom destacar que fora do Nordeste, grandes cidades estarão sendo premiadas.

Numa semana povoada por intrigas que ainda tem um tempo enorme para se resolverem e uma data( a convocação) inexorável, parece evidente: vamos dar um atenção para esse movimento da Abrinq! Nem tudo é mal nesse mundo dos políticos, especialmente em época de eleição!

Bom dia, crianças e adultos.

PONTUANDO.

O que é o que é! Ontem, saiu uma pesquisa do IBOPE quem aponta Marta Suplicy, do PT, uma das que receberá o prêmio ? Prefeito Criança? com 14 pontos percentuais atrás de José Serra.

O interessante é que as prefeituras das capitais do PT tiveram destaque, como Goiânia, Porto Alegre, Sampa e Belém. Detalhe: Recife ficou de fora. Fora Sampa em todas as outras cidades os prefeitos estão bem!

Não custa lembrar que hoje os nordestinos deverão receber para café- nordestino o ministro Fernando Furlan, do Desenvolvimento. Vai todo mundo querer saber da briga dele com Carlos Lessa, do BNDES. Os temas da região podem acabar sem espaço na pauta dos jornalões.

E o prefeito de São Luís, heim!? È bom lembrar que ele cresceu dentro dos números do prêmio da Abrinq num comparativo com a administração de Jackson Lago, Seu!. No Maranhão, não é bom esquecer a inclusão de Imperatriz, administrada pelos petistas.

Nota de Rodapé: Êta semaninha difícil, Seu!

Por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]